Unifeob fará colação de grau pelo sistema drive-thru

O novo modelo está sendo utilizado por diversas instituições de ensino superior do país

A pandemia causou o cancelamento de quase todos os eventos importantes do mundo. Para garantir a segurança de seus estudantes e a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho assim que as atividades normais forem restabelecidas, a Unifeob realizará a colação de grau na data estipulada, porém por meio do sistema drive-thru, adotado por cada vez mais instituições de ensino superior no Brasil.

“Esta colação é, de modo especial, oficial e solene. Isso demonstra o compromisso que a Unifeob tem com a saúde, com a ciência, com a economia e com nossa comunidade”, afirma o ouvidor da instituição José Elias Isaac. “Os profissionais formados poderão entrar no mercado de trabalho e ajudar a sociedade neste momento. Como sempre, isso fará a diferença, com a formação de qualidade que receberam aqui, mesmo neste tempo de pandemia”.

O evento está programado para acontecer no Campus Mantiqueira nos dias 30 e 31 de julho e contará com a participação de aproximadamente 180 formandos da Unifeob. “Estarão presentes os cursos de Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, licenciaturas e áreas de Negócios e Gestão”, relata José Elias.

Protocolo

A maior preocupação da Unifeob é manter o ambiente totalmente seguro para estudantes, familiares, colaboradores e prestadores de serviço. Para isso, serão aplicadas várias medidas de higiene e distanciamento social.

• O evento será dividido em dois horários distintos por dia, para evitar aglomerações;
  • Os formandos e seus familiares deverão ficar o tempo todo no interior dos automóveis. Ao chegar ao palco, onde será colado o grau, cada estudante participará individualmente;
  • Todos os presentes no Campus Mantiqueira deverão estar usando máscaras (e luvas, caso a função exija);
  • Haverá diversos pontos de desinfecção com lenços umedecidos descartáveis e álcool 70% líquido e em gel;
  • As vestimentas (becas) serão lavadas e higienizadas apropriadamente;
  • Haverá pontos de descarte específicos para luvas e máscaras;
  • Todo o campus estará sinalizado com placas informativas sobre os cuidados necessários para evitar o contágio por coronavírus;
  • Os sanitários serão completamente higienizados em intervalos de duas horas e estarão apropriadamente sinalizados;
  • Todos os colaboradores e prestadores de serviço da Unifeob farão a aferição de temperatura corporal em suas residências e novamente na Portaria. Caso esteja acima de 36,5° C, não poderão entrar;
  • Recomenda-se fortemente que após a cerimônia todos voltem diretamente para suas casas e evitem circular pela cidade.

“Os profissionais formados poderão entrar no mercado de trabalho e ajudar a sociedade neste momento. Como sempre, isso fará a diferença, com a formação de qualidade que receberam aqui, mesmo neste tempo de pandemia”, afirma o ouvidor da Unifeob, José Elias Isaac

Familiares e amigos de cada formando poderão acompanhar a transmissão ao vivo da cerimônia pelo canal da Unifeob no Youtube. Também será possível fazer a colação de grau virtualmente em data agendada previamente junto à Central de Relacionamento. “A documentação será fornecida on-line e tudo será feito em tempo real pela internet”, assegura José Elias. “O estudante também pode optar por adiar para o final do ano”.

Colagrau

Esta será a primeira vez que a Colagrau, parceira da Unifeob, realizará a cerimônia pelo sistema drive-thru. “Como esse modelo de evento é uma novidade para todo o setor, fizemos várias reuniões com a Unifeob”, explica o proprietário Renan Menezes. “Iremos adotar todas as providências dos protocolos de segurança emitidos pelo Departamento de Saúde do município e do Estado de São Paulo”.

Ele garante que os registros fotográficos acontecerão normalmente e que tudo será feito com a mesma energia das colações de grau tradicionais. “Todas as celebrações, festividades, vitórias e conquistas de uma pessoa têm que ser registradas, pois são momentos ímpares da vida. Vamos fazer tudo com muita vibração e alegria para que os estudantes e as famílias curtam ao máximo”, diz Renan.

Na imagem: reitor João Otávio Bastos Junqueira durante cerimônia de outorga de grau da Unifeob em 2019