UNIFEOB forma primeira turma de Ciências Forenses

UNIFEOB forma primeira turma de Ciências Forenses

A próxima está confirmada e começa em 18 de janeiro

A primeira turma de Pós-Graduação em Ciências Forenses da UNIFEOB concluiu o curso no último dia 14 de dezembro. Agora, os futuros profissionais estão aptos a atuar como peritos judiciais, assistentes técnicos judiciários e em diversas áreas forenses. Foram 18 meses de aprendizado sobre Segurança Pública e Justiça, com enfoque em Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. A próxima turma está confirmada e deve iniciar as atividades em 18 de janeiro.

“Os professores são todos da área. Isso é fundamental para a qualidade das aulas, que são direcionadas para o experimental”, esclarece o coordenador Marco Roqueto. “Nossos pontos fortes são o fato de ser presencial e a experiência e vivência dos docentes, principalmente para relacionar o conteúdo a estudos de caso. Isso nos diferencia de um curso on-line, por exemplo”.

Disciplinas

A intenção, segundo Marco, é abranger todas as áreas de conhecimento. “Saúde, Humanas, Ambiental, Criminal. É uma estrutura diferenciada e queremos preparar os futuros profissionais para trabalhar como peritos autônomos e passar em concursos que venham a ser oferecidos”. Além de disciplinas como Papiloscopia, Entomologia, Local de Crime e Fotografia Forense, a grade de 2020 passará a contar com Medicina Legal e Psicologia Forense. “Os estudantes pediram e a gente conseguiu atender. É uma pós-graduação de ponta, bem estruturada e com profissionais de alta qualidade. Foi bem planejado para ser, de fato, o melhor curso de Ciências Forenses da região”.

Único presencial

A UNIFEOB é a única instituição de ensino superior da região a oferecer presencialmente a Pós-Graduação em Ciências Forenses. “Os cursos mais próximos são apenas nas grandes cidades, como São Paulo e Ribeirão Preto”, diz Marco. Para atender a demandas de quem precisa viajar de municípios mais afastados, porém, foram implementadas mudanças nas aulas ministradas às sextas-feiras à noite, agora a distância. “A gente percebeu que isso dificultava e encarecia muito para o estudante. As aulas de sexta continuam, mas serão estudos de caso relacionados à unidade em questão. Isso será parte do material para as aulas presenciais quinzenais de sábado”.

Para outras informações sobre a Pós-Graduação em Ciências Forenses da UNIFEOB, acesse:

https://cursos.unifeob.edu.br/pos-graduacao-ciencias-forenses/