Unifeob apoia campeonato de Minecraft do Externato

A ação alia tecnologia e metodologias ativas ao aprendizado, de encontro ao Projeto Pedagógico da Unifeob

O impacto positivo do videogame na educação já não é novidade: cada vez mais instituições de ensino adotam não somente os jogos (para desenvolvimento da atenção, coordenação motora e raciocínio lógico, por exemplo) como também a gamificação em sala de aula – metodologia ativa de ensino-aprendizagem amplamente utilizada nas melhores escolas e universidades.

Para incentivar a inovação de práticas pedagógicas, a Unifeob apoiou um campeonato do game Minecraft entre as três unidades do Colégio Externato (Aguaí, São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul), parte das aulas socioemocionais inseridas na grade em 2020. “Colocamos em prática toda a teoria abordada nas lições: liderança, trabalho em equipe, autocontrole, autoconhecimento e lidar com frustrações”, relata a diretora Ana Cláudia Braz. “A Unifeob e o Colégio Externato têm um longo histórico de parcerias, além de ser nossa referência para alunos que manifestam interesse pelos cursos que dispõe”.

As vencedoras foram Érika Pimenta, Monique Dercelli e Nina Manoela. A coordenadora de Relacionamento com Escolas da Unifeob, Tharcila Buzon, ressalta o valor de incentivar práticas como essa. “Para a Unifeob, estas ações são de grande importância. Elas mantêm o relacionamento com as escolas durante o ano, além de colaborar com a formação destes alunos, muitos dos quais serão nossos futuros estudantes”.

“A Unifeob e o Colégio Externato têm um longo histórico de parcerias, além de ser nossa referência para alunos que manifestam interesse pelos cursos que dispõe”, diz a diretora Ana Cláudia Braz

Segundo Ana Cláudia, a Unifeob era a parceira ideal para o projeto por conta de seus cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil, Agronômica, Mecânica e de Produção. “Trata-se de um jogo de construção em que avaliamos, além dos quesitos emocionais, noção espacial, lógica e criatividade. Por ser nosso modelo quando se trata de Arquitetura e Engenharias, a Unifeob pode nos orientar com um olhar profissional”, explica. “Por isso contamos com uma comissão de jurados profissionais da área que fazem ou fizeram parte do time da Unifeob, como o coordenador das Engenharias, Reinaldo Moraes”.

Minecraft

Em Minecraft, os jogadores exploram um mundo aberto tridimensional em blocos. Podem descobrir e extrair matérias-primas, construir estruturas, ferramentas artesanais e fazer terraplanagens. Dependendo do modo de jogo, combatem adversários controlados por inteligência artificial, bem como podem cooperar ou competir contra outras pessoas.

Aclamado pela crítica, o jogo ganhou vários prêmios e é considerado um dos melhores e mais influentes de todos os tempos. Tem sido cada vez mais usado em ambientes educacionais, especialmente no campo de sistemas da computação, já que em sua plataforma podem ser construídos computadores virtuais e dispositivos de hardware.