Acontece na Unifeob

Unifeob doa galões de álcool em gel para Santa Casa

O material é produzido nos Laboratórios Acadêmicos da instituição com insumos doados pela Abengoa

Por ser uma eficiente forma de eliminar o coronavírus, o uso constante de álcool em gel é recomendado por todos os especialistas e organizações de saúde para evitar contaminação. Isso gerou uma alta procura pelo desinfetante, cuja produção chegou a aumentar em até 6.500% nas indústrias desde o começo da pandemia para suprir a demanda. Para contribuir com a comunidade, a Unifeob doou 72 litros do produto para a Santa Casa de Misericórdia “Dona Carolina Malheiros” na tarde da última sexta-feira (28 de agosto).

“É um grande auxílio, por sermos um hospital público que passa por necessidades”, afirma o responsável pelo Almoxarifado da Santa Casa, Rodrigo Belizário. Ele explica que a ação foi bem-vinda principalmente porque o estoque estava baixo e são consumidos em média seis galões por semana. “O álcool em gel é um dos produtos que estão mais sendo utilizados. Para a gente ajuda bastante por ser doação”.

Produção própria

A fabricação do álcool em gel começou em agosto nos Laboratórios Acadêmicos do Campus Mantiqueira da Unifeob. A equipe responsável é formada pelos colaboradores Alexandre Rosa, Noel Morgado Jr. e Daniele Tonon. “A intenção é produzir pelo menos 100 litros de álcool em gel por semana e doar para a Santa Casa como forma de agradecimento e retribuição por tudo que essa entidade faz pela população”, declara Daniele, docente do curso de Química.

“É de extrema importância, em momentos pandêmicos como esse, sermos, acima de tudo, solidários”, diz o ex-aluno de Química e analista de laboratório da Abengoa, Alexandre Ferreira

Todo o processo foi previamente validado pela Vigilância Sanitária. “Estaremos contribuindo da forma que podemos para os profissionais da linha de frente e também para os pacientes nas dependências do hospital”, explica. A meta é otimizar a produção para doar também para unidades básicas de saúde (UBS) e organizações da sociedade civil (OSC).

Doação da Abengoa

A matéria-prima foi fornecida pela produtora de biocombustível Abengoa Bioenergia – São João da Boa Vista, que gentilmente doou 5 mil litros de etanol. A Unifeob ficou encarregada da compra dos demais insumos, infraestrutura, mão-de-obra e distribuição. Quem fez o intermédio foi o ex-aluno de Química, Alexandre Vitor Ferreira. Formado em 2018, hoje é analista de laboratório da Abengoa e está muito feliz por saber que a empresa sucroalcooleira em que trabalha visa o melhor para todos da região. Ele explicou a proposta para seus superiores, que entraram em contato com o Centro Universitário.

“É de extrema importância, em momentos pandêmicos como esse, sermos, acima de tudo, solidários. Quando fui notificado de que a Unifeob estava à procura de álcool etílico para produzir álcool em gel, não pensei duas vezes para colaborar”, conta Alexandre, que cita Franz Kafka e Madre Teresa de Calcutá para reforçar o ato de caridade. “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana; eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.

Máscaras, testes, lives beneficentes e informação

Entre as diversas ações de colaboração com estudantes, colaboradores e comunidade externa durante a pandemia, a Unifeob cedeu sua estrutura para a produção de máscaras descartáveis e face shields; transmitiu lives beneficentes para arrecadar fundos, alimentos e produtos de limpeza para entidades assistenciais; criou páginas de orientações sobre o coronavírus, saúde e práticas de bem-estar geridas pelos cursos da Escola do Bem-Estar; e uma de suas docentes intermediou a vinda de 200 testes rápidos de coronavírus para a região. “A intenção é ajudar o maior número de pessoas possível. Se cada um fizer sua parte, sairemos dessa situação muito mais fortalecidos. Esse é o espírito Unifeob”, ressalta Daniele Tonon.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados