Acontece na Unifeob

Unifeob realiza 14ª Semana da Química on-line

Todas as palestras estão disponíveis no canal da Unifeob no YouTube

Com palestras diárias transmitidas pelo YouTube, a 14ª Semana Acadêmica da Química Unifeob foi a primeira edição completamente on-line do evento. A medida de segurança por conta da pandemia de Covid-19 propiciou a participação de convidados de cidades mais distantes. “É importante para os nossos estudantes. Eles têm a troca de experiência com especialistas de fora do nosso meio, com outros perfis profissionais e pesquisas avançadas”, explica o coordenador do curso Marco Roqueto.

Acesse o canal da Unifeob no YouTube para assistir ao conteúdo

A programação de 17 a 21 de agosto tem palestras todas as noites, às 19h40, com certificados de participação. “A maior importância é trazer novos conceitos, mostrar as possibilidades profissionais, saindo um pouco daquele mundo analítico, mais acadêmico”, diz o coordenador. “A gente consegue fazer uma interação de estudantes da graduação com ex-alunos e profissionais de outras instituições. É muito bom, é rico, uma experiência maravilhosa”.

Além disso, uma das principais características da Semana da Química é a tradição, uma vez acontece há 14 anos na Unifeob. “É um evento importante, esperado não só pelos universitários, mas também pela coordenação e pelos professores”, afirma. “Em especial, os palestrantes desta edição são muito ligados à pesquisa e estão apresentando novas tecnologias, conceitos e números atualizados de assuntos sobre os quais os químicos devem estar sempre atentos”.

“A maior importância é trazer novos conceitos, mostrar as possibilidades profissionais, saindo um pouco daquele mundo analítico, mais acadêmico”, diz o coordenador do curso de Química da Unifeob, Marco Roqueto

Programação completa

Aspectos ambientais dos biossurfactantes: da produção às aplicações em biorremediação

Prof. Dr. Renato Nallin Montagnolli

17/08 – 19h40

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrado e doutorado em Ciências Biológicas – Microbiologia Aplicada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp, campus Rio Claro). Pesquisador nas áreas de Biorremediação de Ambientes Contaminados, Produção e Aplicação de Biossurfactantes, Ecotoxicologia e Biotransformação de Fluorcarbonados.

Gerenciamento de resíduos de laboratórios

Prof. Me. Daniel Augusto Camargo Bueno

18/08 – 19h40

Tecnólogo em controle ambiental pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), engenheiro ambiental e mestre em Engenharia Civil com ênfase em saneamento e ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador nas áreas de Gestão e Organização Laboratorial, Sistemas e Técnicas para Tratamento de Efluentes, Descentralização Sanitária e Análises de Laboratório focadas em Matrizes Ambientais e Sanitárias.

Contaminantes emergentes em efluentes domésticos

Prof. Me. Ariane Correa Barbosa

19/08 – 19h40

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), doutoranda em Saneamento e Ambiente na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (FEC/Unicamp). Pesquisadora em Contaminantes Emergentes em Tratamentos Anaeróbios.

Análise sensorial de azeites de oliva

Prof. Dra. Edna Ivani Bertoncini

20/08 – 19h40

Engenheira agrônoma pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), doutora pelo Dipartimento di Biologia e Chimica Agro-forestale ed Ambientale – Università di Bari (Itália). Pós-doutorado no Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (FEC/Unicamp). Pesquisadora em Olivicultura: cultivares de azeitona adaptados ao clima subtropical, Manejo Cultural: fertilização, poda, colheita e extração de azeites, análise sensorial de azeites de oliva.

Detecção de fraudes em azeite de oliva e legislação

Prof. Dra. Ana Maria Rauen de Oliveira Miguel

21/08 – 19h40

Engenheira de alimentos e mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Óleos e Gorduras, com ênfase em Reações Oxidativas, frituras, ácidos graxos trans, hidrogenação, rotulagem nutricional, legislação de alimentos.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados