Simpósio de Formação Pedagógica da UNIFEOB promove mais de 40 oficinas para docentes da região

Nos dias 22, 23 e 24 de julho, a UNIFEOB, em parceria com o Departamento de Educação de São João da Boa Vista e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizou o primeiro Simpósio de Formação Pedagógica.

No dia 22, a abertura do evento ficou por conta da palestra “Quem ensina, sempre aprende”, ministrada pelo escritor Gabriel Perissé, realizada no Theatro Municipal. “A palestra aborda justamente essa relação entre o aprendizado e ensino, entre um professor que sabe aprender e um aluno, que de alguma forma, também saiba ensinar. É nesse sentido que quem ensina sempre aprende, o objetivo é promover uma discussão sobre as possibilidades criativas do aprendizado e docência”, comenta o palestrante.

Já no restante dos dias, os participantes escolheram entre mais de 40 oficinas, palestras, apresentações culturais e rodas de conversa. Para a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEOB, Patricia Furlanetto, além das oficinas, a network feita durante o simpósio também traz um grande progresso para os profissionais. “Oficinas que trouxeram práticas pedagógicas inovadoras, atualização e novas estratégias e além disso, a interação com outras pessoas, pois isso é importante até para nos fortalecermos como profissão”, comenta.

Segundo a professora, Bárbara Leonardi, o grande ganho das oficinas é o aprendizado de novas práticas pedagógicas que ela possa aplicar em seu dia. “Uma das que mais gostei foi a Design Thinking para educadores pois me mostrou como buscar soluções práticas visando pontos de vista diferentes”, completa.

Patricia Furlanetto ressalta que esse é o primeiro passo de um projeto maior para São João da Boa Vista. “Convidaremos todas as prefeituras e professores dos municípios vizinhos para dar continuidade ao projeto, e isso com certeza beneficiará a educação básica de toda a região.”, finaliza.