Reitor da UNIFEOB participa de missão técnica em Singapura e na Índia

O reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, integra uma comitiva brasileira que está em Missão Técnica em Singapura e na Índia desde o dia 1º de maio, onde permanecerão até o próximo 13.

A organização dessa missão é do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), entidade pioneira na realização de visitas técnicas em países que são referências em educação superior de qualidade.

Para se ter uma ideia, o Semesp trouxe para o Brasil, durante 10 anos, experiências e conhecimentos de mais de 12 países já visitados nesse período.

Desta vez, os países escolhidos para a 11ª Missão Técnica Educacional foram Singapura e Índia, os quais se destacam pela alta qualidade educacional.

E o reitor da UNIFEOB, que é Diretor de Relações Institucionais do Sindicato, é um dos 42 convidados para fazer parte da comissão que está na Ásia.

“Nós fomos um dos convidados para conhecer as experiências aqui em Singapura e Índia, principalmente na questão das novas metodologias, tecnologias e inserção na internacionalização”, conta o reitor.

SINGAPURA

João Otávio diz estar impressionado como a educação transformou uma vila pobre de pescadores em um país com altíssima renda per capita.

“Singapura era um país que há 50 anos não era nada, era uma vila de pescadores pobres e de pequenos comerciantes que não tinham absolutamente nada de perspectiva como país. São 700 quilômetros quadrados, uma ilha que tinha problemas éticos, de segurança, de segurança alimentar e resolveram investir em educação. E em 50 anos se tornaram um país rico, próspero, muito desenvolvido, com a renda per capita altíssima”, explica o reitor sanjoanense.

Ele também afirma que hoje Singapura está fazendo algo absolutamente inovador a partir de uma decisão que suas autoridades tiveram de apostar na educação das crianças. “Mudou o país em 50 anos”, completa.

Entre as diversas visitas que a comitiva realizou, uma delas foi conhecer a Universidade Nacional de Singapura.

ÍNDIA

Neste domingo (6), o reitor da UNIFEOB e demais convidados do Brasil seguem para Índia, onde vão conhecer as universidades do país.