‘Quero Estudar’: UNIFEOB oferece programa de incentivo à graduação para estudantes de escolas públicas

Com o objetivo de promover a educação de estudantes com alto desempenho escolar, mas com desafios financeiros para ingressar no Ensino Superior, surge o projeto ‘Quero Estudar’.

Inspirado em um programa da Universidad Los Andes, de Bogotá/Colômbia, a UNIFEOB lança neste semestre o ‘Quero Estudar’.

Com o objetivo de impulsionar a formação superior entre pessoas de baixa renda, integrantes do Centro Universitário apresentaram o projeto no último sábado (23) para estudantes do Ensino Médio, diretores de escolas e familiares.

Conforme explica o Reitor, João Otávio Bastos Junqueira, trata-se de um programa de incentivo para jovens com alto potencial acadêmico, mas com desafios financeiros para arcar com os custos da graduação e que, depois, comprometem-se em retribuir a pessoas nas mesmas condições.

“Esse programa é baseado em três grandes pilares: oportunidade, confiança e gratidão. Quando esses estudantes estiverem fora daqui, com a capacitação que oferecemos e, principalmente, com os valores que reforçamos, eles retribuirão com esse projeto da maneira e do jeito que puderem para colocar mais gente no lugar em que eles estão hoje”, detalha João Otávio.

O programa visa facilitar o acesso de jovens no Ensino Superior que tenham pouca ou nenhuma condição financeira, mas com alto potencial acadêmico para que possam realizar o sonho de uma graduação. Os candidatos se comprometem a manter um bom desempenho durante o curso e ao terminarem, de forma voluntária, contribuem para o funcionamento do projeto com a doação de um valor mensal para que outras pessoas possam fazer parte.

Renan Cesário foi um dos participantes para a seleção do programa e, além disso, um possível estreante do curso de Educação Física. “Pretendo dar meu melhor e aprender bastante e, com certeza, com a faculdade vou mudar minha vida”, ressalta.

O professor do curso de Direito e advogado, Alexandre Barbosa Nogueira, esteve na apresentação do projeto e lembrou de quando estudou na UNIFEOB por meio de uma bolsa de estudos. “Na época, eu não tinha condição de pagar o valor da mensalidade e, então, procurei a instituição que me concedeu uma bolsa integral. Sem essa oportunidade eu não teria condições de chegar aonde eu cheguei. Logo depois, fui convidado para ser assessor jurídico da faculdade e, atualmente, professor”, conta.

Letícia Teixeira, coordenadora do Quero Estudar, relata que os estudantes abraçaram o projeto desde o início. “Fiz o primeiro contato com eles por telefone e já pude ver a empolgação deles, alguns já ficaram emocionados, mesmo sendo por telefone, e já acreditaram no projeto. Hoje, estamos muito felizes em estar aqui, porque eles já acreditam que esta é uma mudança de vida e a realização de um sonho. Então, se eles estão felizes, nós também estamos muito felizes”, comemora.