Psicopedagoga da Unifeob profere palestra em simpósio carioca

Psicopedagoga da Unifeob profere palestra em simpósio carioca

Na ocasião, Lilian Ibanhez abordou “O Trabalho do Psicopedagogo no Ensino Superior”

A psicopedagoga Lilian Ibanhez, autora do livro “Psicopedagogia: novos olhares, práticas e tendências”, que atua no Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Unifeob, participou do VI Simpósio Carioca de Psicopedagogia na manhã do último domingo (6). Com a palestra “O Trabalho do Psicopedagogo no Ensino Superior”, abordou a necessidade de um profissional dessa área para apoiar estudantes universitários e sua prática de sucesso na Unifeob.

“Apresentei o passo a passo do psicopedagogo na universidade, com trabalho de prevenção e intervenção”, conta Lilian. “Explanei sobre a importância de acolher, atender, orientar e acompanhar os estudantes que são encaminhados ou procuram voluntariamente pelo serviço”. Além disso, a psicopedagoga apresentou a visão sistêmica do psicoterapeuta Bert Hellinger como instrumento pedagógico. “Ela proporciona tomada de consciência e promove observação para mudança individual de postura. Isso reverbera no sujeito, fluindo para superação de obstáculos de modo geral na vida, e consequentemente facilita a aprendizagem”.

NAP

Trata-se de um trabalho de prevenção e intervenção com atendimento psicológico e psicopedagógico para melhorar a aprendizagem e a qualidade da vida acadêmica dos estudantes da Unifeob. As atividades preventivas incluem palestras, discussões e oficinas sobre temas relevantes para o universitário e a intervenção pode ser individual ou coletiva.

“Isso reverbera no sujeito, fluindo para superação de obstáculos de modo geral na vida, e consequentemente facilita a aprendizagem”, diz a psicopedagoga do NAP da Unifeob, Lilian Ibanhez

“Nós oferecemos apoio psicopedagógico ao estudante para que sejam maximizadas sua aprendizagem de conhecimentos gerais e específicos e a aquisição de competências atitudinais, assim como a formação pessoal e profissional, proporcionando-lhe bem-estar na convivência acadêmica”, explica a especialista Lilian Ibanhez.

Alguns assuntos abordados são: como estudar de modo eficiente; ser uma pessoa organizada e disciplinada; gerir bem o tempo; lidar com a ansiedade ao apresentar trabalhos e falar em público; enfrentar os desafios inerentes ao “ser universitário”; promover os direitos humanos e superar a intolerância, violência e discriminação; entre outros tópicos definidos conforme interesse ou necessidades percebidas.

Para outras informações, entre em contato com a Central de Relacionamento pelos telefones (19) 3602-3500 / 3200.

VI Simpósio Carioca de Psicopedagogia

Foi organizado pela Aprender Educacional, empresa que, desde 2014, é focada em promover educação e inclusão biopsicossocial por meio de cursos, palestras e eventos para profissionais, pais, educadores e pessoas interessadas. A companhia é associada à Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed). O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro, por meio de videoconferências e contou com diversos palestrantes especialistas nas áreas de psicopedagogia, educação e afins.