Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projeto de Parque Linear para Prefeitura de Vargem Grande do Sul

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolverão projetos de parques urbanos para a Prefeitura de Vargem Grande do Sul (SP). A iniciativa surgiu da própria prefeitura, por meio do diretor de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Fernando Ligabue. Os projetos serão desenvolvidos por estudantes dos módulos 4 e 8 do curso.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Ciaco, junto a professores do curso, se reuniram para atender a um pedido da prefeitura, a construção de um parque linear, que atravessará a cidade. Segundo Ciaco, o espaço é uma área de preservação e que precisa de cuidado e tratamento especial.

A ideia, segundo o professor Caio Higa, que esteve presente nas reuniões de alinhamento, é que esses projetos sejam desenvolvidos como Projetos Integrados das turmas de módulos 4 e 8. “Essas turmas têm Unidades de Estudo relacionadas ao urbanismo e ao planejamento urbano, o que é perfeito para o projeto. Além disso, será uma oportunidade a mais para os estudantes, que trabalharão com turmas diferentes em projetos semelhantes e em conjunto”, afirma.

De acordo com o diretor, os projetos dos estudantes nortearão o trabalho que será realizado pela prefeitura. “A proposta é fazer uma espécie de concurso sobre a construção do parque e premiar os melhores trabalhos”, explica Tadeu.

Cerca de 150 estudantes estarão envolvidos, por meio em equipes multimodulares. “A proposta que recebemos da prefeitura de Vargem vem ao encontro de nossos ideais, desde a implantação dessa nova matriz, que vem sendo desenvolvida de uma forma mais horizontal”, lembra Caio.

Para Ciaco, a expectativa é que sejam realizados ótimos projetos, e que um deles possa sair do papel.