Acontece na Unifeob

Projeto Cartas da Pandemia incentiva pessoas a compartilharem suas experiências

A Biblioteca da Unifeob terá um acervo de todos os relatos para estudo das futuras gerações

Desde 26 de fevereiro de 2020, o Brasil sofre com a chegada de casos do Covid-19. A pandemia trouxe grandes mudanças na rotina de todas as pessoas por conta do confinamento, mudanças de hábitos, excesso de informação, planos desfeitos e perdas de amigos e parentes. Com isso, houve a necessidade da reinventar nosso jeito de viver, trabalhar, estudar e interagir socialmente.

O projeto Cartas da Pandemia visa receber e catalogar relatos de sanjoanenses sobre esse período da história. A ideia surgiu quando a professora da Unifeob, Wilma Aurélio, assistiu a uma reportagem sobre a importância de registros históricos sobre situações drásticas. “Só sabemos tanto sobre a ‘Influenza Hespanhola’, como era escrito na época, por conta do rico acervo deixado pelos que viveram naquele período. O objetivo é este: que as memórias se perpetuem”, relata.

“Um fato histórico como este, que afetou toda a humanidade, será alvo de dúvidas e curiosidades futuras”, diz a professora Wilma Aurélio

Para tirar a ideia do papel, reuniu-se com o bibliotecário Ildefonso Neto, a colaboradora Isamar Lima e a gestora da área de Conexão, Luciana Junqueira. “A Unifeob e a Luciana tiveram papel fundamental para a realização do projeto; abraçaram, apoiaram e deram todo suporte necessário”. Todo o trabalho de catalogação será feito pela equipe da instituição em parceria firmada pelo prof. Ródion Moreira com o Rotary Club São João da Boa Vista.

“Um fato histórico como este, que afetou toda a humanidade, será alvo de dúvidas e curiosidades futuras”, explica Wilma. A intenção, portanto, é disponibilizar um grande acervo com registros para as futuras gerações poderem estudar o ano de 2020 e suas implicações na vida dos sanjoanenses. “A visão de todos enriquecerá o acervo, dando a amplitude de sentimentos e situações que passamos nestes momentos”, acredita Luciana Junqueira.

Envie sua carta!

Qualquer sanjoanense, independentemente de ter nascido ou não na cidade, pode participar: basta digitar ou escrever à mão uma carta com o relato de como foi a própria experiência durante todo o período de pandemia e isolamento social. O arquivo então deve ser enviado em formato PDF para o e-mail: ildefonso.neto@unifeob.edu.br até o dia 30 de novembro. Caso tenha escrito à mão, basta tirar uma foto de boa qualidade ou digitalizar a folha de papel para anexar à mensagem.

“Convido todas as pessoas a participarem e deixarem suas percepções desta época para as futuras gerações. Como é uma carta, você pode escrever para quem quiser e deixar seu recado. Além de ser um projeto que, a nosso ver, levará um pouquinho de nós para o futuro, também pode ser uma forma de colocarmos para fora sentimentos e pensamentos guardados por não estarmos nos encontrando”, afirma Luciana, que encerra sua gestão à frente do Conexão em 31 de outubro. “Estou muito feliz por fechar este ciclo com um projeto tão sensível e importante”.

Para outras informações, acesse a página do projeto: unifeob.edu.br/cartas.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados