Projeto Acolher encerra ciclo de encontros em 2020

Também foram finalizados as atuais etapas do Teleatendimento da Fisioterapia e do Método Cumbuca

Encerrou-se na última semana o ciclo de encontros do Projeto Acolher, ação dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia que conta com o apoio da área de Gente & Gestão da Unifeob. Em reuniões semanais, desde setembro, universitários e professores discutiram práticas para a melhora de qualidade de vida, além de promover grupos de apoio – algo ainda mais significativo neste ano em que todos foram afetados direta ou indiretamente pela pandemia.

“A promoção do bem-estar é uma tendência mundial e precisamos trazer isso para todos os contextos, principalmente no âmbito organizacional e acadêmico”, afirma a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo. “O grande desafio agora é todos continuarem mantendo bons hábitos, prática de exercícios, alimentação saudável e que o apoio psicológico os auxiliem na busca do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Queremos olhar para cada estudante e colaborador como um todo e contribuir com a promoção da saúde de todos”.

Conheça mais sobre a iniciativa do Projeto Acolher da Unifeob

Os cursos colaboraram de diferentes formas. A Psicologia encarregou-se de realizar diversas sessões de acolhimento; o pessoal da Nutrição abordou assuntos atuais e relevantes sobre a área e promoveu desafios para estimular uma alimentação mais saudável; Ed. Física, por sua vez, esteve incubida de animar os participantes, convencê-los a se movimentar todos os dias em atividades como caminhadas ou passeios com pets. Tudo foi registrado por fotos, para que os integrantes motivassem uns aos outros.

“A promoção do bem-estar é uma tendência mundial e precisamos trazer isso para todos os contextos, principalmente no âmbito organizacional e acadêmico”, diz a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo

Para a docente Ana Lígia Milan, do curso de Nutrição, o Projeto Acolher foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Acima de tudo, uma troca de experiências entre todos os participantes no sentido de compartilhar estratégias para adoção de um estilo de vida mais saudável”. Rosimeire Rocha, estudante de Psicologia, enxerga a iniciativa como um presente. “Realizar o acolhimento das pessoas que vinham até nós me trouxe um grande aprendizado e me fez ter mais certeza do meu amor pela Psicologia”.

As colaboradoras Ana Paula Botacini e Sandra Matielo destacam a importância das atividades físicas propostas nos encontros. “Participar deste projeto me fez perceber o quanto ter uma equipe te motivando e incentivando é fundamental para não desistir. Valorizem o profissional que te acompanha, ele é o primeiro passo para o desenvolvimento”, diz Ana Paula. “Adorei participar do desafio, principalmente por gostar de realizar exercícios. Foi muito interessante conciliar trabalho com rotina de hábitos diários, vou participar mais nas próximas vezes”, promete Sandra.

Teleatendimento e Cumbuca

Outros projetos de muito sucesso finalizaram os atendimentos em 2020. Um deles foi o Teleatendimento da Fisioterapia, também iniciado em setembro. Sob coordenação da docente Patrícia Pezzan, diversas pessoas puderam ser avaliadas e receber orientações individualizadas remotamente para melhorar suas condições de trabalho.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Teleatendimento da Fisioterapia

Já o Método Cumbuca foi utilizado ao longo do ano para capacitar profissionais de atendimento ao público da Unifeob. Com o livro “O jeito Disney de encantar os clientes”, a área de Gente & Gestão conduziu encontros quinzenais por videoconferência nos quais foram discutidos capítulos da obra para inspirar os colaboradores com a mentalidade e padrão de atendimento Disney.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Método Cumbuca aplicado na Unifeob