Ação de saúde com profissionais de delivery tem participação de Enfermagem da Unifeob

Os estudantes participaram do procedimento do Departamento Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde do Trabalhador

Sete estudantes do 4º módulo do curso de Enfermagem da Unifeob auxiliaram em ação conjunta com o Departamento Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) na manhã desta quarta-feira (14), na Estação das Artes de São João da Boa Vista. O objetivo era realizar a coleta de exames de Covid-19 (RT-PCR) dos profissionais de delivery (motos e carros) previamente cadastrados no site da Prefeitura de São João da Boa Vista e entregar os novos adesivos reflexivos de uso obrigatório.

A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho de Campinas em parceria com o Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho da Unicamp (Lactad), executada pelo município de São João da Boa Vista com auxílio do curso de Enfermagem da Unifeob. “Nós entramos em contato com os entregadores via telefone e fazemos o agendamento da coleta”, explica a enfermeira-chefe da Visat, Jacqueline Cândido, que reforça que o cadastro pode ser feito até 20 de outubro. “Nós vamos ter outro momento de coleta. Há 500 kits de teste disponíveis para a cidade para os primeiros 500 profissionais que realizarem o cadastro”. O endereço é: www.saojoao.sp.gov.br.

“Ações como essa são prioridade, um diferencial para os futuros profissionais, que estão adquirindo conhecimento e aprendendo na prática”, diz o docente do curso de Enfermagem, Geraldo Antonio da Silva

As estudantes Maria Clara Trevisan e Rosângela Carvalho reconhecem a relevância da ação não só para o próprio aprendizado, mas pela contribuição à comunidade. “Além de estarmos ajudando a sociedade, agrega conhecimento para a gente, por serem novas experiências e aprendermos muito com os profissionais que já trabalham na área”, afirma Maria Clara. “A população espera que a gente participe de ações como essa desde a faculdade. Isso transfere segurança, ele percebem que tem sempre alguém atento a essas questões”, garante Rosângela.

Participar de eventos como esse é parte da grade curricular de Saúde Coletiva dos universitários do curso de Enfermagem da Unifeob. “Estamos aqui trabalhando a Prevenção e Promoção à Saúde”, explica o docente Geraldo Antonio da Silva, responsável pela supervisão dos estudantes. “Ações como essa são prioridade, um diferencial para os futuros profissionais, que estão adquirindo conhecimento e aprendendo na prática. É muito importante que conheçam os diferentes públicos-alvos e a especificidade de cada ação”.

Decreto 6.520

Por conta do Decreto Municipal 6.520, de 17 de outubro de 2020, profissionais de delivery autônomos vinculados a centrais ou cadastrados em aplicativos de entrega agora devem se cadastrar no site da Prefeitura de São João da Boa Vista e utilizar um adesivo reflexivo específico nos compartimentos de transporte de mercadorias, disponibilizado após a realização do exame.