Acontece na Unifeob

Professores da UNIFEOB opinam sobre pontos do Plano Diretor

Na noite de terça-feira, 14 de maio, no Centro Cultural da UNIFEOB, docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo debateram o projeto de lei que institui o novo Plano Diretor de São João da Boa Vista, o qual deve ser votado em breve.

O encontro foi pedido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Domiciano (Bira), e foi realizado como uma sessão extraordinário do legislativo local.

Segundo Bira, o objetivo foi que os professores de arquitetura e urbanismo pudessem contribuir e esclarecer alguns pontos do projeto para que os vereadores possam votar com segurança.

Caio Higa, Frederico Costa, Gabriel Prata e Isabela Donato foram os responsáveis por expressar pontos de vistas técnicos e falaram sobre mobilidade urbana, acessibilidade, segurança social, perímetro, moradia, entre diversos outros assuntos.

Os docentes explicaram que São João da Boa Vista não é diferente da maioria dos municípios do país, que cresceram pautados no automóvel, o que ocasionou uma periferização. “O modelo baseado no automóvel fez essa periferização e as moradias foram construídas cada vez mais afastadas do centro, crescimento desordenado, muitos loteamentos com infraestrutura inadequada”, diz Isabela Donato.

E o grande desafio, afirmaram os especialistas, é como expandir a cidade sem gerar isolamento social. “Temos que pensar como vamos crescer, onde é interessante e onde não é. Como ocupar as glebas já disponíveis, os vazios urbanos, com novos loteamentos? Esse é o desafio”, garantem.

O reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, mediou o debate e ressaltou a importância da discussão de ideias. “Ouvir visões diferentes tem uma enorme importância acadêmica. E o objetivo não é esgotar os assuntos, mas sim contribuir de alguma forma neste processo e com a cidade. O debate não acaba aqui”, ressaltou o reitor.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados