Começam as apresentações de Práticas Bem-Sucedidas na UNIFEOB

O programa é parte do Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores

A quadra do Palmeiras UNIFEOB recebeu ontem, 29 de janeiro, as primeiras apresentações de atividades desempenhadas com estudantes pelos docentes da instituição. Trata-se do Programa de Práticas Bem-Sucedidas em Sala de Aula “Ilza Agostinho”, em sua quinta edição. “O objetivo é reconhecer e compartilhar as aplicações exitosas nos cursos, com destaque para o aprendizado do estudante”, explica a coordenadora pedagógica Inês Waitz. “As práticas são escolhidas por cada coordenador e apresentadas a uma banca externa, composta por profissionais relacionados ao desenvolvimento educacional”.

As apresentações são parte do Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores, realizado todo ano antes do grande evento de Volta às Aulas. No último dia, a prática vencedora será conhecida. “A avaliação é baseada em critérios pré-definidos com os participantes, com foco na aprendizagem significativa, protagonismo do estudante e interdisciplinaridade”.

Planejamento Coletivo

À tarde, no Prédio A do Campus Mantiqueira, todos os coordenadores da UNIFEOB se reuniram para fazer um planejamento coletivo para o primeiro semestre de 2020 e alinhar conceitos do Projeto Pedagógico Institucional, documento que visa nortear cada curso com as concepções e metodologias mais adequadas. “A maior parte das faculdades não tem um planejamento coletivo, cada professor o faz de forma isolada, apenas de sua disciplina”, diz Inês. “Aqui a Pró-Reitoria Acadêmica visa o aprendizado significativo do estudante”.

Workshop para Produção de Vídeo

Durante a noite, uma estrutura com equipamentos para produção audiovisual ficou à disposição dos colaboradores. “Queremos ajudar os professores a gravar vídeos caseiros dando dicas de enquadramento e iluminação”, explica a produtora audiovisual Carla Galli, organizadora da atividade em parceria com a Aldeia Criativa. “O professor pode fazer vídeos com celular, notebook, então a gente contribui para trabalhar a estratégia ativa de ‘sala de aula invertida’. Ele pode publicar o conteúdo em várias plataformas com uma qualidade melhor”.

Simpósio de Desenvolvimento Profissional

O evento para os colaboradores está sendo realizado na Sede Social do Palmeiras UNIFEOB e no Campus Mantiqueira. “É o sétimo ano consecutivo que fazemos. É preciso muito treinamento, capacitação e alma para o processo de ensino-aprendizagem”, diz o reitor João Otávio Bastos Junqueira. Para o pró-reitor acadêmico Roberto Junqueira, o encontro é uma oportunidade de inspirar toda a equipe da UNIFEOB. “Usamos a arte e a filosofia: a arte toca diretamente no coração e a filosofia traz um processo reflexivo. Quem se permite ser docente tem que amar a sabedoria”, explica.