Pesquisador da Syngenta ministra aula de Pós-Graduação em Fitossanidade da Unifeob

No último sábado (14), o pesquisador Daniel Dias Rosa, da multinacional de agronegócios Syngenta, ministrou uma aula sobre defensivos agrícolas para os estudantes da Pós-Graduação em Fitossanidade da Unifeob. Ele atua no Gerenciamento de Sistemas de Manejo de Resistência, ou seja, trabalha de modo a evitar a perda de eficiência de defensivos agrícolas. “A ideia foi abordar todo o universo de fungicidas, com foco na área de resistência”, explica Daniel. “Há uma relação entre o desenvolvimento da resistência e a perda de produtividade nas lavouras, então mostramos possíveis estratégias para conter ou diminuir esse prejuízo”.

O estudante Amarildo Lopes afirma que o conteúdo é útil não só por manter o curso constantemente atualizado, mas também para o benefício da produção agrícola. “É sempre bom aprender coisas novas com pesquisadores, sem falar que, ao passar esse conhecimento para nós, podemos informar aos produtores. Isso abaixa o custo e aumenta a produtividade”.

“É sempre bom aprender coisas novas com pesquisadores”, diz o estudante Amarildo Lopes.

“É um assunto complexo. Ele mostrou os grupos químicos envolvidos nos defensivos e o modo de ação de fungicidas”, conta a coordenadora da Pós-Graduação em Fitossanidade, Caroline Rabelo Costa. Muitos dos estudantes já estão inseridos no mercado de trabalho como autônomos, consultores ou revendedores. “Aulas como essa são necessárias para se manterem atualizados acerca das novas pesquisas e poderem orientar produtores sobre a melhor maneira de fazer o manejo e rotatividade com fungicidas”.