Aula de Perícia Ambiental abre curso de Ciências Forenses da UNIFEOB

No último sábado, 18, aconteceu o primeiro encontro da nova turma de Pós-Graduação em Ciências Forenses da UNIFEOB. Os estudantes compareceram à aula de Perícia Ambiental, com a professora Eliane Ávilla, para iniciar o aprendizado em Impacto Ambiental, Legislação e Responsabilidades Administrativa, Penal, Física e Jurídica. “É uma introdução para nivelar a turma, um assunto mais amplo, principalmente por termos vários perfis no curso”, explica o coordenador do curso, Marco Roqueto. “Ficamos surpreendidos: temos profissionais de medicina, engenharia, enfermagem, química, as mais diversas áreas”.

Mesmo com o início das aulas, a procura continua e ainda é possível ingressar. “Nessa semana, mais pessoas fizeram a matrícula. Para as turmas seguintes, vamos montar uma lista de interesse. A previsão é abrir mais vagas em 2021”. A UNIFEOB é a única instituição de ensino superior da região a oferecer presencialmente essa pós-graduação. “As mais próximas são apenas nas grandes cidades, como São Paulo e Ribeirão Preto”, diz Marco.

Aulas práticas

Os futuros cientistas forenses realizarão a primeira visita técnica no próximo dia 15 de fevereiro. “Eles conhecerão um sítio com histórico de impacto ambiental. Com a professora, farão a vistoria técnica e o laudo ambiental in loco”, revela Marco. “Os próximos conteúdos vão ser sobre Papiloscopia Forense e Psicologia Forense”. São 18 meses de aprendizado sobre Segurança Pública e Justiça, com enfoque em Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.

Ao final do curso, os estudantes conhecerão os aspectos envolvidos na perícia criminal, poderão interpretar laudos periciais e atuar em diversas áreas forenses, além de estar aptos a trabalhar como peritos judiciais e assistentes técnicos judiciários.