Pedagogo Celso Vasconcellos aparece de surpresa em videoconferência da Unifeob

O autor especializado em educação participou da apresentação dos Projetos Integrados do curso de Pedagogia

Receber uma visita surpresa em sala de aula é sempre bom, mas quando é de um ídolo da área estudada, é incomparável. Durante a apresentação dos Projetos Integrados (PIs) de Pedagogia, no último dia 17, pelo Google Meet, a professora Márcia Belli recebeu uma solicitação de acesso à sala. O requisitante era ninguém mais, ninguém menos que o professor e escritor Celso Vasconcellos, cujo trabalho acabara de ser o objeto de estudo apresentado por um dos grupos.

“Uma das estudantes me perguntou se poderia convidá-lo para participar. Disse que sim, então ela enviou um e-mail a ele com o link para a sala”, conta a professora Márcia. Celso Vasconcellos, entretanto, não havia confirmado que poderia estar presente ao vivo, embora tivesse enviado vasto material multimídia para o grupo realizar a tarefa com tranquilidade. Após as considerações dos professores e o início da apresentação de outro grupo, o pedido para entrar na videoconferência apareceu na tela.

“Eu fico muito feliz e agradeço pelo grupo ter escolhido refletir um pouco sobre o meu trabalho”, diz o pedagogo Celso Vasconcellos

“Ficamos em êxtase, eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo, era a realização de um sonho, eu me senti extremamente honrada”, afirma Jacqueline Andrade, estudante responsável por estabelecer contato com o pedagogo. “Todo mundo ficou muito feliz e nossa coordenadora, Patrícia Furlanetto, juntamente com os professores do curso, demonstraram toda sua admiração pelo professor Celso Vasconcellos”.

Participação

Durante meia hora, o autor de diversos livros sobre educação, que já esteve na Unifeob em 2018 para proferir uma palestra no 5º Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores, brindou professores e estudantes com um bate-papo de muito conteúdo pedagógico. “Precisamos sempre resgatar aquilo que nos dá alegria e realização na docência. Nós trabalhamos com gente; isso é muito difícil, mas gera uma satisfação incrível. E tanto aprender quanto ensinar são atividades que dão muito prazer”, afirmou.

Ele também destacou a importância dos relacionamentos interpessoais, a necessidade de gostar da profissão e sempre procurar formas de aprimoramento. “Em meio a tantas contradições, tantas dificuldades, uma coisa boa é que, mais do que nunca, temos a clareza de que nada substitui um bom professor. Vocês estão no início da formação, isso traz para a gente satisfação e alegria por podermos passar o bastão para as gerações mais novas” disse. “Eu fico muito feliz e agradeço pelo grupo ter escolhido refletir um pouco sobre o meu trabalho”.

Para a estudante Jacqueline, foi um sonho realizado. “Um momento lindo que ficará eternamente marcado em mim. Podemos dizer que o 1° módulo do curso de Pedagogia da Unifeob fez história neste dia. Só tenho a agradecer aos meus professores por esse semestre incrível e ao Celso Vasconcellos pela sua atenção, carinho e oportunidade de termos tido a sua presença”. “A dedicação e persistência da Jacqueline foram fundamentais para que ele aceitasse o convite, que foi uma honra e surpresa para todos”, conclui a professora Márcia.

Celso Vasconcellos

O professor Celso dos Santos Vasconcellos é doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É também pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação e responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Em 2018, proferiu a palestra “O professor como gestor da sala de aula” no 5º Simpósio de Desenvolvimento Profissional para Docentes e Tutores da Unifeob.

Projetos Integrados de Pedagogia

O objetivo do PI para os primeiros módulos do curso de Pedagogia da Unifeob é apresentar e promover o desenvolvimento do conhecimento sobre pensadores brasileiros que impactaram a educação nacional, além de estabelecer relações entre suas vida e obras, práticas escolares e a sociedade.