Estudantes de Pedagogia da Unifeob criam página com conteúdo de matérias escolares

Chamada de SOS Educação, a iniciativa já pode ser seguida no Instagram e no Youtube

Os estudantes de Pedagogia da Unifeob estão produzindo conteúdo de apoio para diversas matérias escolares. Todo o material está disponível gratuitamente no Instagram e no Youtube. “A gente resolveu divulgar nessas plataformas por serem as mais populares. Crianças e adolescentes passam muito tempo em redes sociais”, explica a estudante Júlia Pacheco, idealizadora do projeto. “A gente tenta deixar tudo o mais didático possível, não só para o público infantil, mas também para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio”.

Durante o estágio, no começo da pandemia, Júlia constatou que a maior dificuldade dos alunos da escola onde trabalhava era estudarem sozinhos, sem auxílio dos parentes. “Muitos pais trabalham o dia todo, são analfabetos ou não terminaram os estudos. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás e, quando tudo voltar ao normal, que tenham conseguido aprender. A gente aborda diversos assuntos, como Guerra Fria, Sistema Solar e reciclagem, por exemplo”.

Clique aqui para conhecer o perfil SOS Educação no Instagram (@soseducacao.unifeob)

Clique aqui para conhecer o canal SOS Educação no Youtube

O nome SOS Educação foi ideia do estudante Eduardo Cavareto, colega de Júlia responsável pela edição dinâmica do conteúdo. “Nossos vídeos funcionam como um suporte, por serem curtos e contarem com recursos interessantes”, afirma. “Nós pretendemos que os jovens, ao verem as publicações, assistam por completo e absorvam o conteúdo. Que percebam que é uma forma diferente de ensinar e fiquem à vontade para rever quantas vezes precisarem”.

“Isso mostra o protagonismo do estudante do curso de Pedagogia da Unifeob”, diz a coordenadora Patrícia Furlanetto

Docentes também se envolveram com o SOS Educação. Eles criam conteúdo e ajudam na revisão de assuntos específicos. “Os estudantes propuseram esse projeto de forma independente, autônoma, a partir do desenvolvimento das atividades integradas com que estavam trabalhando ao longo do semestre”, conta a coordenadora Patrícia Furlanetto. “Isso mostra o protagonismo do estudante do curso de Pedagogia da Unifeob”.

O primeiro vídeo foi publicado no Instagram em 15 de junho, uma apresentação dos estudantes envolvidos na ação. Atualmente, o SOS Educação também envia conteúdo por WhatsApp e tem a intenção de expandir para o Facebook e outras redes. “Até no TikTok temos um perfil. Nós vamos aonde os jovens e pais vão, nosso objetivo é ajudar”, conclui Eduardo.

Agradecimentos de Júlia Pacheco

“Gostaria muito de agradecer a quem ajuda no SOS Educação. Cada aluno, professor e, especialmente, aos integrantes do projeto.

Eduardo Cavaretto

Gabriela Gobbo

Larissa Chaves

Gabriela Russi

Débora Alves

Graziele Silva

Ellen Cândido

Bruna Melo

Stephanie Souza

Ana Lígia Donda

Suelen Faria

Paula Cruz

Aline Vital

Vic Richter

Bianca Gomes

Anna Laura Souza

Kaio Godoy

Temos também a nossa coordenadora Patrícia Furlanetto e a professora Eliane Fernandes. E fica aberto para os atuais e futuros estudantes de Pedagogia da Unifeob; sempre terá um espaço para novos integrantes no SOS Educação!”