Palmeiras fica azul durante o mês de novembro

A iluminação é uma das muitas ações da campanha de Novembro Azul da Unifeob

No último mês, sanjoanenses e visitantes puderam apreciar a iluminação de um dos pontos turísticos e acadêmicos mais importantes da cidade: a Sede Social do Palmeiras, totalmente revitalizada pela Unifeob. A cor azul foi colocada para sinalizar a importância da campanha de Novembro Azul, em conscientização à importância da prevenção do câncer de próstata. Aliado a isso, diversas ações voltadas aos colaboradores e à comunidade foram realizadas.

Clique aqui para assistir ao webinar Novembro Azul: O Desafio é se cuidar!

Por ser um ícone histórico e arquitetônico da Av. Dona Gertrudes, a analista de Gente & Gestão da Unifeob, Tamires Camargo, acredita que a intervenção aproximou a mensagem da população. “É um convite para despertar a conscientização de toda a comunidade. Apesar de a causa já existir, necessita de ênfase, principalmente para quebrar preconceitos e contribuir com a promoção da saúde do homem”, explica. “A iluminação é um encorajamento, diz ‘cuide-se, você é importante para nós, faça o exame’. E nosso desejo é também aproximar ainda mais a Unifeob das pessoas”.

“A iluminação é um encorajamento, diz ‘cuide-se, você é importante para nós, faça o exame’”, diz a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo

Além do Gente & Gestão, a área de Conexão também é responsável pela organização das iniciativas. “Ações como essa impactam direta e indiretamente em pequenas mudanças de atitudes. Queremos cuidar de quem nos acompanha. Esse é um dever de todos: informar e cuidar do próximo”, diz o gestor Rodrigo Marudi. “Campanhas como essa devem servir de inspiração para outras ações, não somente neste mês, mas durante o ano todo”, destaca Tamires.

Sabia que em outubro o Palmeiras ficou rosa? Clique aqui para relembrar essa iniciativa!

Conscientização nas mídias sociais

17 de novembro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata; dois dias depois, comemora-se o Dia Internacional do Homem (19). “A Unifeob se preocupou mais uma vez em levantar a bandeira do Novembro Azul e incentivar a conscientização”, afirma Tamires. “Entre as ações, convidamos os colaboradores a usarem uma peça azul durante a jornada de trabalho. A adesão foi quase completa, envolvemos equipes, estudantes, estagiários, a Universidade da Terceira Idade e até as famílias de quem está em home office”.

Com todo o material, foi feito um vídeo para impulsionar a campanha também nas redes sociais. “Foi uma grande emoção. Ao mostrar para minha família, senti que apoiar uma causa como essa é muito mais que dizer ‘estamos aqui’; é incentivar que a outra pessoa se cuide e faça os exames”, declara a colaboradora Juliana Maurício. “Fui conhecer o Novembro Azul e sua importância através da Unifeob. Conversei com meu pai e meu irmão e eles me agradeceram por eu apoiar a causa”.

Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha de Novembro Azul com os colaboradores

A colaboradora Lilian Ibanhez acredita que o material audiovisual inspirou a conscientização dos colaboradores. “Temos pessoas que amamos em nosso entorno e a prevenção é o melhor caminho”, ressalta. “O vídeo com certeza sensibilizou a todos, não apenas aos que participaram, mas também aos que assistiram”.

Câncer de próstata

Segundo o Ministério da Saúde, diariamente 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil para cada ano do biênio 2018/2019.

Confira todas as ações de divulgação e conscientização realizadas pela Unifeob:

• Palmeiras azul: o ícone da Avenida Dona Gertrudes ficou iluminado em tons azuis durante o mês de novembro.
  • Webinar: Novembro Azul – O desafio é se cuidar: a Dra. Mara Carvalho, docente do curso de Enfermagem, conversa sobre conscientização com o docente Me. Bernardo Fernandes e o jornalista Matheus Lianda, do Marketing.
  • Vídeo com colaboradores: todos vestiram azul para demonstrar o apoio a causa.
  • Ação de Saúde Coletiva: coordenados pelo docente Geraldo Antonio da Silva, estudantes de Enfermagem conscientizaram a comunidade sobre o Novembro Azul e promoveram atividades de bem-estar.
  • Novembro Azul Pet: ação informativa pelas redes sociais do curso de Medicina Veterinária.
  • Banner de conscientização e informação: post explicativo com dicas de prevenção e informações importantes sobre o câncer elaborado pela Dra. Mara Carvalho. O material foi enviado aos colaboradores.
  • Pílulas do Cuidado: os professores do curso de Enfermagem prepararam  frases e mensagens como “pílulas” para enviar aos colaboradores e incentivar o cuidado e a prevenção, bem como ressaltar a importância de realizar os exames.
  • Comunicação interna toda em azul: os colaboradores no campus tiveram seus templates de tela alterados para o lacinho azul. Comunicados, newsletter e frases do dia também receberam a customização visual.
  •  Frase do dia: “Ao cuidar dos outros, não se esqueça de você mesmo”. Diariamente, frases de inspiração, motivação e referentes ao autocuidado como esta foram enviadas aos colaboradores por e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas.