Palestra sobre Nematologia lota auditório do Centro Cultural

Você já ouviu falar de nematoides? Sabe por que é importante conhecer sobre eles? Para os estudantes do curso de Engenharia Agronômica é fundamental. Por isso, convidaram o professor de Nematologia e consultor agrônomo, Jaime Maia, para proferir uma palestra sobre o assunto no Centro Cultural UNIFEOB. O Auditório Azul, escolhido para o evento, lotou os 196 lugares com a presença de estudantes, professores, engenheiros agrônomos e produtores rurais.

“Nós idealizamos trazer esse palestrante para cá por ter um alto conhecimento na área agronômica, principalmente no setor de nematoides”, afirma o professor de Engenharia Agronômica, Victor Hugo Florêncio. “Além de professor, o senhor Jaime também é consultor, então ele tem muito a pegada prática”.

Marcos Chaves cursa o último módulo de Engenharia Agronômica e já trabalha na área. Para ele, o evento foi uma oportunidade de conhecer mais sobre nematoides, aprender como minimizar as perdas causadas por essa praga e aumentar a produtividade. “Essa iniciativa da UNIFEOB é muito interessante para que os universitários tenham essa interação com o campo, com os assuntos do dia a dia e as dificuldades da nossa agricultura”, conta.

O engenheiro agrônomo Fernando Dogo atua na área há muito tempo, mas foi conferir a palestra de Jaime Maia, promovida pela UNIFEOB, por se tratar de um professor renomado. “Existem muitas pessoas boas e que têm muito a ensinar. Ainda mais hoje, trazendo um nematologista conceituado”, diz. “É sempre bom para o pessoal que está se formando, até para os já formados”.

Nematologia

“Nematoides são vermes, animas invertebrados. Eles causam, no Brasil, 35 bilhões de reais por ano de perda no agronegócio”, ressalta o consultor e professor de Nematologia, Jaime Maia, palestrante da noite. “É uma praga devastadora no Brasil e em outros países também – só que aqui, por ser um país tropical, que faz duas, três safras por ano, com culturas suscetíveis, os danos são maiores”.

A estudante de Engenharia Agronômica, Gabriela Salustiano de Souza, faz parte do Grupo de Estudos de Sistemas de Produção (GESP), responsável por convidar o professor Jaime e organizar o evento com orientação do professor Victor. “Quando a gente abre uma palestra para profissionais e para estudantes e a UNIFEOB incentiva isso, é muito bom”, destaca. “Porque amanhã ou depois, a gente estará no mercado de trabalho e a faculdade ajudou com isso”.