Alunos realizam Olimpíadas de Matemática nas Escolas Públicas da cidade

Aconteceu neste último dia 30 de maio de 2016 a primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de Ensino Médio de São João da Boa Vista (OMEPEM/SJBV) que está sendo organizada pelo curso de Matemática da UNIFEOB, com apoio dos professores Marco Antonio Roqueto (coordenador dos cursos de Matemática e Química), Odair José dos Santos e Leandro Aparecido Sangalli (coordenadores do projeto) e alunos do curso de Matemática. A Olimpíada é uma competição direcionada aos alunos do ensino médio (1º à 3º anos) das escolas estaduais do município de São João da Boa Vista – SP, que tem por objetivo estimular e promover o estudo da Matemática entre estes alunos. A primeira OMEPEM/SJBV será realizada em 2 (duas) fases distintas; a primeira de caráter puramente classificatório realizada via aplicação de provas de múltiplas escolhas; e, a segunda também de natureza classificatória, porém, os alunos melhores classificados nessa etapa, via provas discursivas, serão premiados.

Os alunos poderão se preparar para as fases da Olimpíada da seguinte forma: solucionando questões disponibilizadas pela comissão organizadora em um banco de questões que foi disponibilizado para as escolas participantes pela comissão organizadora; os alunos classificados para a segunda fase da olimpíada participarão de treinamentos quinzenais que serão realizados por professores e colaboradores no Campus II da UNIFEOB. A segunda fase será realizada no dia 22 de Outubro de 2016 no Campus II da UNIFEOB. Os participantes da primeira OMEPEM foram divididos em dois níveis, que são determinados de acordo com a escolaridade dos participantes: Nível 1 – Para alunos matriculados nos 1° e 2º anos do ensino médio; Nível 2 – Para alunos matriculados nos 3° anos do ensino médio. Serão classificados para a segunda fase os dez por cento (10%) dos participantes da primeira fase de cada escola que obtiverem as melhores notas.

Das dez escolas estaduais de São João da Boa Vista que possuem ensino médio seis inscreveram seus alunos, totalizando 544 alunos. No final, os três melhores colocados de a cada nível receberão troféus e medalhas, suas escolas e professores também serão premiados. O objetivo fundamental da olimpíada é estimular o estudo da Matemática entre todos os participantes envolvidos.

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qoHYMGLikbo