Professora da UNIFEOB é coordenadora da Olimpíada Nacional de História

Tradicional e conceituada a Olimpíada Nacional de História reúne participantes de todo o Brasil. A competição abre espaço a exposições de trabalhos, palestras, tornando a competição um evento acadêmico de grande porte.

“Atualmente este é um dos maiores eventos da área de História do Brasil”, comenta o coordenador do Curso de História e Geografia da UNIFEOB, professor Vinícius Beire.

A professora Alessandra “Leca” Pedro, que ministra aulas na UNIFEOB é coordenadora associada da Olimpíada Nacional de História e contribui para a realização deste importante evento.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009  e é elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde a primeira edição existe uma fase final para no mínimo de 800 finalistas (em 2016 foram 1,1 mil), que vão até a UNICAMP, onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte.

Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil, possibilitando assim a oportunidade de troca de experiências e intercâmbio cultural.

A  ONHB (Olimpíada Nacional de História) representa o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, possibilitando assim acesso de alunos a tema que dificilmente conseguem ser apresentados em sala de aula. Os alunos aprendem a discutir, pesquisar, desenvolver ideias e ter um pensamento mais crítico em relação a diversos assuntos.