Acontece na Unifeob

Oficina de Criação de Aplicativos na UNIFEOB incentiva o uso da tecnologia por crianças e adultos

Atualmente, dependemos de aplicativos para tudo – seja um simples despertador, compras on-line ou edição de fotos para postar em redes sociais. Como criar o próprio app, porém, ainda é um mistério para a maior parte das pessoas. Para começar a mudar esse cenário, a UNIFEOB ofereceu a Oficina de Criação de Aplicativos na noite da última quarta-feira, 5. “Foi um curso introdutório para despertar o interesse e desenvolver o pensamento computacional das pessoas”, relata o coordenador de Projetos de Tecnologia, Rodrigo Marudi, que ministrou a atividade.

Participaram 40 pessoas dos mais diversos perfis. “Tivemos a presença de docentes, tutores, interessados em fazer graduação nessa área e menores de idade curiosos pelo assunto”, cita. “Tecnologia não é só para especialistas. É um tema sobre o qual todo mundo pode e deve desenvolver competências”.

MIT App Inventor

A ferramenta utilizada foi o App Inventor, criado pela Google, multinacional parceira da UNIFEOB, e atualmente mantido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). “Com esse software é possível criar um sistema para controlar um robô, por exemplo, ou programar um voo autônomo em um drone. É muito útil também nas áreas de marketing, negócios, educação, lazer. As possibilidades de aplicação são infinitas”.

Próximos cursos

Os participantes ficaram empolgados e pediram por mais atividades semelhantes. “O pessoal conseguiu realizar a proposta da oficina, foram duas ideias para novos apps. Agora a gente quer fazer uma segunda fase com eles”, conta Marudi. “E também vai haver vários workshops e palestras da área abertos a todos os interessados. Um dos convidados, por exemplo, vai ser um colaborador da IBM (International Business Machines Corporation) para falar sobre computação quântica”.

Google for Education

A UNIFEOB está sempre atenta às mais modernas tecnologias, principalmente as educacionais, graças à parceria com a Google for Education, que constantemente disponibiliza novas ferramentas e atividades. Recentemente, durante o Simpósio de Desenvolvimento Profissional para Docentes e Tutores, de 27 a 30 de janeiro, foram ministradas quatro oficinas para atualizar os colaboradores da instituição sobre novidades da Google.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados