O CURSO DE QUÍMICA VISITA PRIMEIRA MINA DE URÂNIO E UNIDADE DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS EM CALDAS – MG

Os alunos do Curso de Química Bacharelado da UNIFEOB visitaram a planta industrial da INB – Indústrias Nucleares do Brasil – em Caldas, MG no dia 20 de novembro acompanhados pela Profa. Dra. Fernanda Tonizza, como atividade complementar da disciplina “Geologia e Mineralogia”.

Além de conhecerem laboratórios, processos, equipamentos e métodos de análises químicas, os alunos visitaram a cava da mina e o viveiro de mudas.

As visitas técnicas são um diferencial dos cursos da UNIFEOB, pois propiciam o contato do estudante com o mercado de trabalho, permitindo que conheça as tecnologias, demandas, oportunidades e a realidade que encontrarão depois de formado.

A mina de urânio da INB foi a primeira instalada no Brasil e esteve em operação durante a década de 1980.

Atualmente, a unidade encontra-se em etapa de descomissionamento, porém, os processos de controle ambiental, tais como a monitoração química e radiológica são desenvolvidas rotineiramente na unidade.

São feitas também análises de desenvolvimento de processos e de aprimoramento da qualidade de minérios.

O coordenador do Curso de Química, professor Marco Roqueto explica que “os químicos são profissionais fundamentais para a realização destas análises, as quais garantem a segurança das pessoas, do meio ambiente e o ganho de rendimento econômico nos processos industriais”.

Thaís Araújo