Primeira turma do Método Cumbuca conclui o treinamento da Unifeob

Há cinco turmas em andamento e outros livros já estão em avaliação para as próximas

Desde março, a área de Gente & Gestão da Unifeob conduz por Google Meet um treinamento pelo Método Cumbuca. A primeira turma, composta por colaboradores do Acadêmico, Direito, Conexão, Engenharia e Laboratórios, acaba de concluir a capacitação. “O nosso projeto é desenvolver pessoas e a Unifeob tem a premissa de que todos sejam protagonistas do próprio desenvolvimento”, relata a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo.

“É uma iniciativa muito interessante e permite uma enriquecedora troca de conhecimento”, diz Isabelle Gonçalves, da área de Engenharia. Para ela, a convivência entre colaboradores de diferentes setores proporciona uma melhor compreensão das funções de cada um e que o atendimento ao estudante melhore cada vez mais. “Isso consolida o trabalho em equipe. Independentemente de onde atuamos, temos o mesmo propósito em mente: transformar vidas por meio da educação”.

Já Gabriele Muniz, do Conexão, afirma que participar do projeto foi de grande valia para seu crescimento pessoal e profissional. “Cada capítulo do livro me acrescentou mais conhecimento. Compreendi a importância de criar um relacionamento saudável com o cliente e também com nossos colegas de trabalho”.

“O nosso projeto é desenvolver pessoas e a Unifeob tem a premissa de que todos sejam protagonistas do próprio desenvolvimento”, diz a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo

Tamires explica que tanto a leitura quanto a interação com o grupo propiciam o aperfeiçoamento. “Sempre pensamos em trabalhar com as equipes de atendimento, foi muito importante para nós que eles pudessem identificar seus pontos fortes e também como existem formas simples de melhorar os não tão fortes”, defende. Ao todo, foram sete encontros quinzenais. “O encerramento possibilitou reflexões relacionadas ao autodesenvolvimento e à mudança de comportamento”.

O jeito Disney

Outras cinco turmas estão fazendo leitura e debate do livro “O jeito Disney de encantar os clientes”, com previsão para finalizar a atividade em agosto. “Com essa metodologia de atendimento de qualidade, teremos um olhar mais atento para atender com eficiência e empatia, contribuindo para que a experiência dos estudantes no ambiente universitário aconteça com excelência e satisfação”, garante Isabelle.

A adequação do texto com a proposta da Unifeob é ressaltada por Tamires. “Se é para falar de atendimento de excelência, nada melhor do que a Disney, não é mesmo?” Após o encerramento dessas turmas, também serão utilizadas outras obras para as seguintes. “O comprometimento de cada um foi essencial para o sucesso do projeto. Com o engajamento do grupo, percebemos a possibilidade de ampliar para novas equipes”.

Método Cumbuca

É uma ferramenta de treinamento de equipes e fomento à leitura desenvolvida pelo escritor e consultor em gestão Vicente Falconi. Utilizado desde a década de 90, o método prevê que os colaboradores leiam periodicamente um capítulo de um livro preestabelecido. Após a leitura, há um encontro e, em uma cumbuca, são colocados os nomes dos participantes. A pessoa sorteada é responsável por apresentar o capítulo da vez aos demais, enquanto outra registra os principais pontos discutidos e os compartilha entre o grupo.