Máscaras descartáveis são produzidas em família por estudante da Unifeob

Rogério e seus familiares fizeram um processo artesanal para confeccionar 400 unidades do equipamento para a Santa Casa

Rogério Lago estuda Arquitetura e Urbanismo na Unifeob. Sua família se mobilizou para colaborar com São João da Boa Vista no combate ao coronavírus: juntos, confeccionaram 400 unidades de máscaras descartáveis com o equipamento da Maquetaria da Unifeob. “Estamos em quatro pessoas. Ao todo, entre corte, costura e acabamento, demoramos cerca de quatro dias”, relata. “Vamos entregar o primeiro lote para a Santa Casa e, havendo mais demanda, tentarei levantar mais recursos junto a outros parceiros”.

A Unifeob cooperou com a cessão da máquina de corte a laser. “Ajudou muito no processo. Agradeço de forma especial ao coordenador Ricardo Ciaco e ao Otto e ao Nicolas, que operam o equipamento na Maquetaria”, diz Rogério. “A gente sempre tem uma preocupação com segurança e equipamentos de proteção individual. É tudo muito tranquilo”, afirma o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Ciaco, que enfatiza os novos cuidados para prevenir a contaminação por coronavírus. “Evitamos qualquer tipo de aglomeração, trabalham no máximo duas pessoas em toda a Maquetaria, sempre mantendo a distância”.

Máscaras

O tecido usado pelo estudante é o TNT, com elástico overlocado e costura simples. Segundo orientação do Ministério da Saúde, é recomendado o uso de máscaras a todos que precisarem deixar o isolamento social por algum motivo, uma vez que é possível transmitir o coronavírus mesmo sem manifestar sintomas.

Aprenda a fazer uma máscara caseira seguindo as instruções do Ministério da Saúde

Doe para a Santa Casa

Rogério decidiu colocar a mão na massa após visitar a Santa Casa de Misericórdia de São João, que hoje está com o estoque de materiais 60% abaixo do necessário. “Vi a necessidade deles. As 400 unidades serão entregues para ajudar essa entidade”. Você também pode ajudar a Santa Casa e fazer a diferença no combate ao Covid-19! Leve artigos da lista abaixo diretamente ao almoxarifado da entidade (R. João Osório, ao lado da Escola Antônio dos Santos Cabral) ou faça doações em dinheiro (Banco do Brasil, agência 0065-4, conta corrente 9.147-2).

Itens necessários: caixa de luvas (P, M ou G); rolo de TNT 80g/m²; sabonete líquido (frasco, galão ou sachê); hipoclorito 1%; toucas descartáveis; papéis-toalha em rolo ou interfolhado; copos descartáveis; marmitex descartável redonda/com divisão; colheres de sopa, garfos e facas descartáveis (tipo fast-food); potes de sobremesa descartáveis com tampas (100 e 200 ml); sacos de lixo pretos (60 e 100 litros); sacos de lixo brancos e vermelhos reforçados (15, 60 e 100 litros); pilhas alcalinas tipo C e tipo palito; tecido percal 100% algodão branco (140 a 190 g/m²); e mão de obra de costura.

Ação semelhante

Na semana passada, outro estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unifeob, Flávio Diaferia, também produziu máscaras específicas para profissionais de saúde na Maquetaria da instituição. Os equipamentos foram doados para cinco municípios da região. “A Unifeob tem cumprido o seu papel de de contribuir com a sociedade, principalmente por meio dos nossos estudantes”, reitera Ricardo.

Confira como foi essa ação do estudante da Unifeob