Carreira em Foco: Marcelo Veras profere palestra no Theatro Municipal

O tema do evento gratuito e aberto ao público é: “Não deixe que os robôs roubem o seu emprego”

As competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho mudam cada vez mais rápido. Habilidades imprescindíveis há dez anos caíram em desuso, outras surgem todos os dias e a capacidade de superar desafios nunca esteve tão em alta. Com isso em mente, a UNIFEOB convidou para o Carreira em Foco de 2020 o escritor e presidente da Inova Business School, professor Marcelo Veras, para proferir a palestra “Não deixe que os robôs roubem o seu trabalho”. “Qualquer profissional, independente de idade, área de formação e estágio da carreira, que queira entender para onde o mundo do trabalho está indo nessas décadas de 2020 e 2030, está convidado”, diz o palestrante.

Inscreva-se com antecedência por este link: carreiraemfoco.unifeob.edu.br

Apesar de gratuito e aberto ao público, as vagas para o Carreira em Foco são limitadas. Será no próximo dia 4 de março, às 19h30, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista – SP. “Gestão profissional, seja de um negócio ou de uma carreira, sempre foi importante. Mas hoje, com o nível de globalização e competição, a régua de cobrança está só subindo”, aponta Marcelo. “Há uma crescente necessidade de não gerenciarmos nossa carreira de maneira amadora”.

Megatendências

Uma das discussões será sobre megatrends ou megatendências. São processos de transformação de longo prazo em escala global. Por décadas, são feitas observações que permitem projetar tendências do futuro com alto grau de probabilidade.

“A pesquisa existe há quarenta anos. Ela se dá por meio da observação não só das megatendências, mas principalmente do comportamento das pessoas diante desses fenômenos”, explica. Os institutos responsáveis pela coleta de tais dados distribuem por todo o mundo observadores chamados cool hunters. “Eles analisam padrões de comportamento e, a partir desses movimentos, mapeamos tendências e podemos predizer o futuro”.

“Há uma crescente necessidade de não gerenciarmos nossa carreira de maneira amadora”, aponta Marcelo Veras.

Marcelo Veras

Autor e coautor de seis livros, Marcelo Veras estuda Comportamento de Ensino, é professor de Planejamento de Carreira, sócio e membro da Inova Consulting. Também é presidente da Inova Business School, escola de negócios cujo objetivo é formar profissionais visionários, ousados e orientados para se tornarem experts em Futuro, Tendências e Inovação.

“Eu gosto muito da frase ‘o que nos trouxe até aqui não nos levará ao futuro’. Mesmo que você esteja muito bem consolidado, tenha uma carreira de sucesso e esteja tranquilo, isso não é motivo para acomodação”, afirma. “Muito pelo contrário: nessas horas é que precisamos ficar atentos para não sermos pegos de surpresa e perdermos a relevância”.