Lar dos Idosos recebe comemoração de Engenharia Agronômica UNIFEOB

A colaboração conseguida pelo trote solidário e doações custeou a ação

Na tarde de quinta-feira (5), calouros e veteranos de Engenharia Agronômica da UNIFEOB realizaram uma comemoração especial no Lar de Idosos Nossa Senhora de Lourdes, em Águas da Prata. Eles prepararam um café da tarde completo com música ao vivo para alegrar os moradores. “A ideia estava na minha cabeça desde o meio do ano passado, então quis tirar do papel. Conversei com a molecada do meu curso, da Biologia e da Medicina Veterinária para pôr em prática”, relata o organizador Rafael Binati, veterano de Engenharia Agronômica.

Para a caloura Kethlyn Esteves, foi gratificante passar esse tempo com os idosos. “Eu só sinto gratidão por toda a emoção que eles transmitem para a gente por sorrisos e palavras”, diz ela, emocionada. “Eu prefiro muito mais ter um trote solidário como esse”. O grupo foi acompanhado pelo docente Victor Florencio. “Além de ser um momento de interação entre o pessoal que está entrando e os veteranos, é legal porque a gente consegue ajudar a comunidade”, analisa. “Também mostramos um pouco do que somos, trouxemos um pouco da Fazenda-Escola para eles”.

“Se algum dia eu chegar na idade em que eles estão e alguém fizer isso por mim, não vou ter como agradecer”, diz Rafael Binati.

O senhor Lázaro Cezar, de 102 anos, garante que se divertiu muito. “Foi uma das melhores festinhas que nós já tivemos aqui, muito boa”. Para Maria da Silva, que fizera aniversário um dia antes, foi uma comemoração extra. “É como se fosse uma festa, vocês adivinharam! Trouxeram essas coisas gostosas para a gente”. Ela diz que, embora o lugar seja muito agradável, fica muito melhor quando há visitas. “Quando alguém vem dar uma festinha para a gente, trazer essa alegria, eu fico muito feliz”. De ascendência italiana, Maria Pagliuso faz o convite: “eu amo receber visitas. Por mim, vocês ficariam todos”.

Rafael Binati acrescenta que uma atitude como essa não tem preço. “Eu não sei explicar o que estou sentindo no momento. Se algum dia eu chegar na idade em que eles estão e alguém fizer isso por mim, não vou ter como agradecer”.

Lar de Idosos Nossa Senhora de Lourdes

Fundado em 1944, há mais de 70 anos acolhe idosos em regime residencial em Águas da Prata. Hoje, conta com 18 colaboradores. “Nós temos assistente social, enfermeiro, cuidadores e fisioterapeuta”, lista a presidente voluntária Maria José Fortes. “Agora procuramos uma nutricionista voluntária. Aliás, todos os voluntários são muito bem-vindos”. Ela enfatiza a necessidade de ações como a realizada pelo curso de Engenharia Agronômica da UNIFEOB, pois dependem muito de doações para manter o local. “Esse é um trote bom, um trote amigo, em que os jovens vêm a uma entidade ver a dificuldade por que a gente passa. Se mais pessoas fizessem isso, seria muito melhor”.

É possível visitar o Lar de Idosos todos os dias, das 13h às 16h, para conhecer e conversar com os residentes. Para outras informações, doações ou oferecimento de serviço voluntário, basta entrar em contato pelo telefone (19) 3642-1341.

Pedágio Solidário

O trote foi realizado no dia 19 de fevereiro, em dois cruzamentos de São João da Boa Vista. Cerca de 20 estudantes conseguiram arrecadar R$ 694,80 mais a doação de 100 pães da Autoescola Elite. “Um trote agressivo não leva a nada. É até mais fácil juntar a galera para ajudar o próximo, trazer alegria para quem construiu o que a gente tem hoje”, diz Rafael.