Gestão financeira na crise econômica é tema de webinars na Unifeob

Rodrigo Simão,  coordenador da Escola de Negócios Online da Unifeob, esclareceu dúvidas de estudantes e colaboradores

A pandemia de coronavírus gerou problemas gravíssimos em todas as áreas; uma das mais fáceis de se perceber é a econômica. Demissões em massa, redução de salários, recessão, contenção de gastos, auxílios emergenciais – estão aí alguns termos que ninguém gosta de ouvir, mas passaram a fazer parte do cotidiano. Para lidar com uma crise como essa é necessário ter informação. Com o objetivo de garantir que estudantes e colaboradores possam se preparar da melhor maneira possível para esse cenário, a Unifeob convidou o coordenador da Escola de Negócios Online, Rodrigo Simão da Costa, para apresentar dois webinars sobre o tema.

“Entendendo o contexto socioeconômico atual, as pessoas vão conseguir ter uma visão mais ampla de todas as possibilidades disponíveis no momento e optar pelas que melhor se adequem a sua situação pessoal”, defende Rodrigo. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, ele acredita que por meio de um bom planejamento é possível reduzir o impacto econômico provocado pela pandemia. “As empresas estão realizando demissões ou reduzindo jornada de trabalho e salário em razão da queda do movimento, do isolamento social. Elas não estão vendendo, não estão faturando e têm suas contas para pagar. Isso gera uma necessidade de replanejamento de gastos para se adequar à nova realidade”.

Videoconferência

A experiência foi muito proveitosa segundo os feedbacks recebidos por Rodrigo. “Muita gente não sabia quais medidas estavam sendo adotadas para o enfrentamento da crise. Eu concentrei ali todas as ações colocadas pelo governo em prol da população mais vulnerável e também para a manutenção de empresas e empregos”, explica. “O pessoal, a partir do momento que entendeu todas essas ações e viu o objetivo delas, passou a compreender melhor. Foi muito positivo”.

Escola de Negócios

O papel da Escola de Negócios em relação à crise gerada pela pandemia de coronavírus é disseminar informações corretas e atualizadas para toda a comunidade acadêmica da Unifeob, pois lida diretamente com empresas. “Com isso, as pessoas conseguem se planejar melhor, se antecipar e diminuir o impacto econômico”, garante o coordenador Rodrigo Simão. “Nossos estudantes e colaboradores poderão buscar alternativas inovadoras para readequar a rotina, planejar finanças, rever gastos e necessidades básicas e, com isso, conseguir manter o mesmo padrão de vida e projetar melhorias futuras”.