Professora da UNIFEOB é homenageada após anunciar aposentadoria

A Dra. Helga Reinhold recebeu o carinho de amigos e admiradores de todos os setores da instituição

41 anos depois de ser contratada via telefone por Octávio Bastos para lecionar na antiga FEOB, a professora Dra. Helga Hinkenickel Reinhold anunciou sua aposentadoria e foi homenageada por décadas de excelentes serviços prestados à UNIFEOB. A celebração aconteceu na Central Acadêmica, no último dia 13 de dezembro, e contou com a presença de colaboradores de todas as áreas e cursos da instituição.

Psicóloga e escritora, Helga concluiu graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e se especializou em Logoterapia no Süddeutsches Institut für Logotherapie, em Fürstenfedldbruck, Alemanha, e no Institute of Logotherapy, em Berkeley, EUA. Ela ficou surpreendida com a comemoração. “Eu não esperava nada disso. Vi meu companheiro Sérgio e meu irmão, que nunca estiveram aqui, e falei: ‘espera aí, eu acho que errei a porta’ (risos). Fiquei muito sensibilizada por ver que fui importante e pude contribuir para o crescimento dessa instituição”. Ao todo, cerca de 35 mil estudantes puderam aprender com a docente. “Valeu muito a pena, foi uma vida que construí aqui e foi muito gratificante”.

“Pensamos em uma homenagem que trouxesse a visão de cada setor ou de cada pessoa para mostrar o quanto ela foi e é importante para a gente”, diz a diretora acadêmica Ana Flavia Carvalho, organizadora do evento. “Ela faz parte do Conselho Curador, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da UNIFEOB, nos ajudou imensamente com capacitações, treinamentos, participou por muitos anos da Comissão Própria de Avaliação (CPA). É um histórico imenso que não podemos esquecer de maneira nenhuma”.

Octávio Bastos

“O Dr. Octávio telefonou para a minha casa e me convidou para dar aulas nos cursos de Administração e Pedagogia e também trabalhar no ensino médio daqui. Foi uma coisa bem informal, mas como ele já tinha ouvido falar de mim, simplesmente me contratou pessoalmente”, relembra Helga. Para ela, a figura do fundador da UNIFEOB é muito marcante. “Durante vários anos, ele continuou nos orientando e convivendo no dia a dia da instituição. Estava sempre presente; na sala dos professores, reuniões, intervalos, lá estava ele”.

Ao contrário do que se possa imaginar, Helga não pretende apenas relaxar durante a aposentadoria. “Permanecerei no Conselho Curador. O NAP tem a minha colega Lílian, com a qual trabalho junto, então vai continuar. E eu gosto muito de dar palestras, não formais, mas trabalhar com projetos com estudantes e professores, então há várias coisas em andamento. Vou continuar de uma maneira mais livre. Talvez possa descansar um pouquinho mais”, brinca. Emocionada, conclui: “vou sentir falta da sala de aula. Vou sentir falta da UNIFEOB”.