Formação por competências é pauta da Unifeob no Geduc 2020

A instituição se destacou nas últimas participações no congresso educacional mais importante do Brasil

Após três atuações de destaque no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Geduc) – maior e principal congresso do gênero do país –, a equipe acadêmica da Unifeob participa da edição deste ano com a apresentação do trabalho “E a vida: só exige competências técnicas?”, case que concorre ao Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), com enfoque no projeto pedagógico institucional de formação por competências e eixo de formação da vida.

“Quando a Unifeob recebe a premiação de uma prática bem-sucedida no Geduc, todos nós recebemos o reconhecimento do trabalho em equipe e do Projeto Pedagógico Institucional de formação por competências”, afirma a diretora acadêmica Ana Flávia Carvalho. “A Unifeob é projetada nacional e internacionalmente como protagonista e detentora do know-how de boas-práticas de gestão educacional, inovação e gestão por competências. Isso também possibilita a socialização de tais práticas com outras instituições”.

Apresentação

O regulamento é extremamente criterioso: o trabalho deve conter um texto com sumário, descrição da prática, objetivos, metas, planejamento estratégico (acadêmico, financeiro e administrativo), demonstração de resultados e pontos de evolução de cada prática. A entrega da premiação e o colóquio (divulgação da prática para mais de 700 participantes durante o Geduc) estão previstos para o período entre 27 e 29 de julho. A responsável por esta apresentação será a coordenadora de operações acadêmicas Michele Colla.

“As iniciativas institucionais enfocam a qualidade do ensino e são permeadas por princípios, valores e pelo cumprimento da missão institucional”, explica Michele. “Hoje a Unifeob é reconhecida como um dos melhores Centros Universitários da região, com valores de sustentabilidade, inovação, transparência nas relações, rede colaborativa (trabalho em equipe) e comprometimento. Nossa missão é transformar pessoas para serem empreendedoras e protagonistas e queremos ser referência em educação e serviços”.

Projeto pedagógico inovador

O mérito do sucesso da Unifeob no Geduc desde 2017 se deve ao projeto pedagógico criado pela equipe acadêmica em 2012, que colaborou diretamente para o aumento do Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

“O projeto é debatido democraticamente, todos trazem visões de mundo de diferentes áreas”, diz o pró-reitor acadêmico José Roberto Junqueira

“Nós dissecamos competência em conhecimento, habilidades e atitudes, o que facilita a compreensão dos estudantes. Criamos situações de desenvolvimento das habilidades; e a atitude é o que eles fazem com domínio do conhecimento e das habilidades diante de desafios profissionais e pessoais”, elucida o pró-reitor acadêmico José Roberto Junqueira. “O projeto é debatido democraticamente, todos trazem visões de mundo de diferentes áreas, é isso que dá amálgama”.

Reconhecimento

O histórico da Unifeob no PNGE é impressionante. Esta será a quarta participação da instituição que, nas outras três, arrebatou dois prêmios e uma menção honrosa.

• 2016/2017 – “Prática bem-sucedidas”: prêmio de prata
  • 2017/2018 – “Painel de gestão acadêmico-pedagógico”: menção honrosa
  • 2018/2019 – “IGC: desafio institucional”: prêmio de prata

PNGE 2020

Trata-se da principal premiação de gestão educacional do Brasil. O PNGE tem como objetivo incentivar as instituições de ensino a desenvolverem práticas eficazes em diversas áreas e inspirar outras organizações a aprimorarem a educação no país. Os vencedores são divulgados em um evento específico da programação do Geduc.

Geduc 2020

Com 18 anos de tradição, o Geduc traz como tema central nesta edição a provocação “Disrupção na Educação – Venha para o Futuro!” Com palestrantes de renome e debates de alto nível, o congresso é um ponto de encontro para gestores acadêmicos e administrativos, reitores, pró-reitores e diretores das maiores Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil.