Aluna de Fisioterapia da UNIFEOB conquista prêmio em Curitiba

Cecilia Costa Carosa, aluna do 7º módulo de Fisioterapia da UNIFEOB, foi a vencedora da 9ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, no Museu da Vida – Pastoral da Criança, na cidade de Curitiba-PR. O prêmio é dividido em quatro categorias: Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo na Educação e Empreendedorismo Econômico.

A 9ª edição bateu recorde de inscritos, sendo 128 projetos de nove estados do país. Ao todo, foram premiados 20 projetos representados pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para a aluna da UNIFEOB, que é considerada muito dedicada pela coordenadora do Curso de Fisioterapia Danuza Damasceno Vieira, “a premiação representa uma conquista difícil e muito importante, pois além de ser um reconhecimento do esforço, é uma forma de abrir portas para o futuro profissional, validando a qualidade e metodologia de ensino proposta”, comenta Cecilia.

O título do trabalho apresentado no concurso foi “Os Benefícios da Utilização de um Aparelho de Suporte Parcial de Peso em Pacientes com Hemiplegia Resultante de Acidente Vascular Encefálico”.

Segundo Cecilia, este é um projeto que visa a produção de um aparelho de suporte parcial de peso de baixo custo, para auxiliar na reabilitação de indivíduos com hemiplegia devido a um acidente vascular encefálico. Além de pacientes hemiplégicos, poderão também se beneficiar do uso do equipamento pessoas com sequelas de AVE, esclerose múltipla, lesão medular, crianças com paralisia cerebral, doença de Parkinson, amputados em fase de protetização e demais distúrbios do movimento.

“Na UNIFEOB estimulamos nossos alunos a desenvolverem projetos de iniciação científica e aprofundar os conhecimentos também baseados no empreendedorismo e tenho certeza que esses elementos somados a qualidade do projeto pedagógico e a qualificação de nossos professores faz a diferença na formação dos alunos”, disse Danuza.

Essa visão é reforçada pela aluna que conta: “No módulo 6 cursamos Empreendedorismo na Saúde, e como requisito avaliativo, fomos desafiados a desenvolver um projeto para a criação de um Aparelho de Suporte Parcial de Pesos, com a ajuda da coordenadora Danuza, inscrevi e fui selecionada”, conta Cecilia.

Ozires Silva, o nome do prêmio, é engenheiro formado pelo ITA, reitor da Unimonte e presidente do Conselho de Administração da Anima Educação. Já ocupou a presidência de empresas como Embraer (onde também foi fundador), Petrobras, Varig e também ocupou o Ministério da Infraestrutura. O prêmio Ozires Silva é uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e busca identificar os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. É um evento muito valorizado no Paraná, e também tem apoio do SEBRAE Paraná.

Assessoria de Imprensa: Thaís Araujo

Jornalista: Pedrinho Souza