Fisioterapia: Estágio Supervisionado em Saúde do Trabalhador

Os universitários do Curso de Fisioterapia da UNIFEOB realizam neste semestre estágios supervisionados em Saúde do Trabalhador. Para desenvolver as atividades, a empresa escolhida foi a própria instituição de ensino, que hoje conta com mais de 400 colaboradores.

Entre as atividades desenvolvidas estão massagens relaxantes, meditação, ginástica laboral e ergonomia.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, Maria Danuza Damasceno Vieira, explica que a proposta é inovar e não ficar apenas na linha tradicional de ergonomia e ginástica laboral. “Estamos trabalhando também com terapias holísticas, como relaxamento, massoterapia e outros recursos de terapias holísticas”.

Nesta semana, os estagiários com a supervisão da professora Patrícia Pezan, implantaram a meditação.

“A meditação traz benefícios como a diminuição dos níveis de estresse, maior concentração e disposição, aumento e melhoria do sistema imunológico, além da socialização fora do posto de trabalho”, descreve Danuza.

Os colaboradores da UNIFEOB estão aprovando e aproveitando a oportunidade dessas atividades. “Sempre que conseguimos um tempinho, vamos participar da massagem e agora também queremos fazer parte da meditação”, disse Flávia Beraldo.

Para os universitários, os ganhos em desenvolvimento são “além do conteúdo técnico estudado durante o curso e aprimorado agora no estágio, eles também desenvolvem as competências atitudinais: Trabalho em Equipe, Comunicação Interpessoal, Comprometimento, Ética, Adaptabilidade e Flexibilidade, Raciocínio lógico e argumentação, Gestão do Tempo, Liderança, Criatividade e Inovação e Visão Sistêmica”, explica a professora Patrícia.

Para o futuro, o estágio em Saúde do Trabalhador pretende firmar os grupos de meditação que foram iniciados nesta última semana, além de aplicar a blitz da ergonomia para controle e contínua orientação.

“Pretendemos proporcionar outras experiências para os estudantes, voltadas para a ergonomia e saúde de trabalhadores de diferentes ocupações, firmando parcerias também com outras empresas, como trabalhadores de linhas de produção, trabalhadores rurais e tantos outros”, destaca a professora e supervisora do estágio.