Acontece na Unifeob

Fisioterapeuta Orienta como Atenuar inchaço nas pernas

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. Os edemas mais conhecidos são os que ocorrem nas pernas (membros inferiores)

A causa do edema é bastante diversificada e para cada causa existirá um tratamento específico.

São causas mais comuns de Edema: Inflamação dos vasos ou tecidos, Aumento da pressão dentro das veias e capilares (pressão Hidrostática), Problemas no retorno venoso (associados ou não a problemas cardíacos), excesso de líquidos nos vasos ( retenção de líquido), Deficiência nutricional com particular carência de proteínas ( alteração da pressão oncótica), Alterações da circulação linfática (linfedema), variação da pressão atmosférica.

1)Por que as pernas de algumas pessoas incham na época de clima quente?

Rotineiramente com o aumento da temperatura, nosso organismo tem como resposta a vasodilatação periférica, ou seja, os vasos mais superficiais respondem ao calor dilatando-se.

Com esse mecanismo o retorno do sangue que ocorre das veias para o coração fica lentificado, podendo acarretar o “EDEMA”
2) Há alguns fatores que contribuem para este inchaço? Se sim, quais são?

Inflamação dos vasos e tecidos, aumento da pressão dentro dos vasos, excesso de líquido , deficiência de proteínas, alterações na circulação linfática, cardiopatias, variação da pressão atmosférica entre outros.
3) O fato de algumas pessoas tomarem mais água nesta época contribui para o inchaço, acumula mais líquido no organismo ou não tem nada a ver?

O consumo de água é sempre benéfico. O aparecimento do “edema“ por excesso de líquido rotineiramente acontece em pessoas que já possuem patologias cardiovasculares ou renais e que ao consumir maior quantidade de líquido sobrecarregam o funcionamento normal de um organismo já doente.
4) Usar salto alto por muito tempo ou o oposto, sandálias rasteirinhas, causa problemas? Fale um pouco a respeito.

O uso de calçado poderá interferir na atividade postural e dificultar o movimento de bombeamento do sangue para o coração (retorno venoso), contudo esse motivo não é fator de preocupação.
5) Como aliviar os sintomas e o inchaço? Com massagens, enfim, como se livrar do problema?

Como dito anteriormente as causas do edema são variadas e portanto seu tratamento deve ser distinto, na maioria das vezes elevar as pernas e usar meias elásticas trará grandes benefícios e alívio. Mas a orientação profissional adequada para a prática de exercícios e tratamento fisioterapeutico certamente trará resultados mais efetivos. O fisioterapeuta com técnicas e recursos específicos como: drenagem linfática, fortalecimento muscular, cinesioterapia para estímulo do retorno venoso, eletroterapia, entre outras técnicas poderá contribuir e acelerar o processo de recuperação.
6) Há uma faixa etária mais propensa ao inchaço nas pernas? E acomete mais mulheres que homens? Enfim, qual o perfil de quem sofre mais do inchaço nas pernas?

A diminuição das atividades diárias em decorrência da idade podem contribuir para tal evento, no entanto, as comorbidades em decorrência da idade e hábitos de vida como: sedentarismo, tabagismo, etilismo, obesidade são fatores desencadeantes de doenças vasculares muitas vezes irreversíveis.

 

O Edema é apenas um sinal de comprometimento vascular, na presença do mesmo deve-se procurar a ajuda de um profissional para orientações e tratamento.

 

 

Viviane Macedo Alves, Crefito 176952- F, Graduada em fisioterapia pela UNIFEOB, Especialista em Ortopedia Traumatologia e Desportiva. Atividade profissional: fisioterapeuta da clinica de fisioterapia UNIFEOB e fisioterapeuta do Studio de Pilates Amâncio

 

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados