Filósofa Lúcia Helena Galvão profere palestra aos colaboradores da UNIFEOB

Durante a tarde, todos puderam participar da Oficina de Design Thinking

A terça-feira, 28, foi o segundo dia de atividades do Simpósio de Desenvolvimento Profissional de Docentes e Tutores, organizado pela UNIFEOB. A palestra foi proferida pela convidada Lúcia Helena Galvão, professora de filosofia da organização Nova Acrópole, presente em mais de 60 países. Escritora e articulista, ministra aulas dos mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia e história são apenas alguns exemplos. “A filosofia na sala de aula é uma das aplicações mais necessárias e urgentes, porque nós temos que despertar nos jovens esse espírito de aprendiz”, afirma. “Amar o conhecimento é fundamental para a formação do ser humano. Independente do estudante ser de uma área técnica, de ciências ou humanidades, a filosofia deve permear toda sua vida”.

Design Thinking

Durante a tarde, docentes e tutores se reuniram no Prédio A do Campus Mantiqueira para participar da Oficina de Design Thinking, um modelo de pensamento surgido no Vale do Silício que busca encontrar soluções inovadoras e criativas para os desafios. “É um conjunto de boas práticas, de metodologias. É possível aplicar no planejamento de um curso, em módulos, unidades de estudo ou apoiando a geração de ideias inovadoras em projetos de estudantes”, exemplifica o organizador da atividade, Rodrigo Marudi, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFEOB. “Foi desenvolvida nessa oficina toda a conscientização sobre a ferramenta e também trouxe possibilidades do seu uso para professores e coordenadores. Eles puderam experimentar uma etapa do processo do design thinking”.

Simpósio de Desenvolvimento Profissional

O evento para os colaboradores está sendo realizado na Sede Social do Palmeiras UNIFEOB e no Campus Mantiqueira. “É o sétimo ano consecutivo que fazemos. É preciso muito treinamento, capacitação e alma para o processo de ensino-aprendizagem”, diz o reitor João Otávio Bastos Junqueira. Para o pró-reitor acadêmico Roberto Junqueira, o encontro é uma oportunidade de inspirar toda a equipe da UNIFEOB. “Usamos a arte e a filosofia: a arte toca diretamente no coração e a filosofia traz um processo reflexivo. Quem se permite ser docente tem que amar a sabedoria”, explica. Nos próximos dias, a equipe da UNIFEOB terá um workshop de produção de conteúdo audiovisual e apresentação das práticas bem-sucedidas em sala de aula.