Estrutura da Fazenda-Escola Unifeob confere vantagens a empresas parceiras

A área de 150 hectares dentro da cidade, com maquinário e equipamentos modernos, atrai representantes do agronegócio

A Engenharia Agronômica da Unifeob é fundamental para empresas e produtores rurais do Leste Paulista e Sul de Minas Gerais. Essa região é conhecida por produzir grande número de culturas, todas de grande consumo e interesse econômico para o país, tais como: cana de açúcar, batata, laranja, soja, milho, beterraba, cebola, cenoura, café, tomate, repolho, brócolis e alface. Em alguns locais da Serra da Paulista há inclusive cultivo de batata, oliveira e macadâmia.

Com esse cenário, dois fatores tornam o curso superior nesta área indispensável: a constante modernização de práticas de cultivo e o desenvolvimento ininterrupto de tecnologias para o agronegócio. Estarem próximas aos estudantes de Engenharia Agronômica e suas famílias, muitas de produtores rurais, é a melhor estratégia para empresas apresentarem novos estudos, produtos e equipamentos diretamente ao mercado consumidor. Para isso, a Unifeob dispõe da Fazenda-Escola, uma estrutura completa de 150 hectares de fácil acesso dentro da zona urbana de São João da Boa Vista – SP.

Conheça mais sobre o curso de Engenharia Agronômica da Unifeob clicando aqui

“Todas as aulas podem ser ministradas naquele espaço. Quando é necessário algum laboratório específico, basta utilizarmos o Campus Mantiqueira, próximo à Fazenda-Escola. A Unifeob é um centro de referência, uma vitrine para a região. Várias empresas procuram a universidade por ser um ambiente de excelência muito bem equipado, estruturado para receber parceiros e imparcial, sem pender para determinada empresa ou tecnologia”, explica o docente Victor Hugo Florencio. “E também temos o mais interessante: nossos estudantes capacitados e instruídos, prontos para realizar trabalhos de destaque como estagiários”.

Vantagens exclusivas para empresas parceiras

Hoje, os parceiros do curso de Engenharia Agronômica da Unifeob são a Albaugh, a Bauer, a Cooperbatata, a Marca Fuzil, a Terra Verde John Deere, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Sipcam Nichino e a Syngenta. Além de facilidades como salas de aula e auditórios, podem ser utilizadas a estufa de 100 m² com irrigação, campos de pastagem com cabeças de gado, contêiner de produção de alimentos com destino animal, área irrigada de 10 hectares com pivô central, totalmente cercada, e lavouras de sequeiro. Outro diferencial importante da Fazenda-Escola é a iluminação: atividades noturnas podem ser feitas sem empecilhos. Há também todo o maquinário, suportes, tratores, implementos e áreas de solo já preparadas.

“A Unifeob é um centro de referência, uma vitrine para a região. Várias empresas procuram a universidade por ser um ambiente de excelência”, diz o docente de Engenharia Agronômica, Victor Florencio

“Empresas podem realizar ensaios experimentais com envolvimento dos estudantes, palestras e encontros de colaboradores e produtores rurais, por exemplo”, cita o professor Victor. “Fazemos sublocações e trocas de utilização de áreas por produtos fitossanitários ou bolsas de estudo. Estamos totalmente abertos para diferentes formas de parcerias, desde que tragam conhecimento e benefícios aos nossos estudantes – este é o nosso foco”.

A Fazenda-Escola é diversificada, totalmente equipada e está em uma área ampla. “A prática é uma das coisas mais importantes no processo de aprendizado. O estudante da Unifeob vê na prática a aplicação da teoria, uma finalidade para o que está aprendendo, conforme nosso Projeto Pedagógico Institucional estabelece”, conclui.

Tem uma empresa e gostaria de conhecer mais sobre as vantagens da parceria com a Engenharia Agronômica da Unifeob? Entre em contato:

Coordenador José Rodolfo Brandi: (19) 999 308 444 / jose.brandi@unifeob.pro.br

Professor Victor Hugo Florencio: (19) 971 016 148 / victor.florencio@unifeob.pro.br