Ex-aluno da UNIFEOB profere palestra sobre Consciência Negra

O professor de História e ex-aluno da UNIFEOB, César Matielo, proferiu uma palestra sobre a importância do Dia da Consciência Negra em evento aberto na Câmara Municipal de Águas da Prata – SP, em 13 de novembro. Estiveram presentes diversas autoridades da região para celebrar a abertura da Semana da Consciência Negra, que também contou com homenagens a pessoas relevantes para a comunidade negra do município.

“No Brasil, onde temos mais de 5.500 municípios, pouco mais de mil aderem ao 20 de novembro como um feriado municipal”, relata César. “Na minha fala, tentei tratar desse problema racial da desigualdade no Brasil por uma perspectiva histórica. Mais que uma consciência negra, é uma consciência social, humana. Diz respeito a todos”.

Zumbi dos Palmares

“O movimento negro, de forma geral, se recusa a ver o 13 de maio, a data da abolição, como a mais importante porque ali não houve protagonismo da população negra”, explica. “A partir de 2011, temos o estabelecimento da Consciência Negra em 20 de novembro, quando se comemora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história do Brasil, que persistiu por quase 100 anos onde hoje é o estado de Alagoas. O dia 20 de novembro tem, então, uma carga simbólica de resistência que o 13 de maio não tem. Tem uma ideia de protagonismo”.