Ex-aluna de Administração da Unifeob é destaque em revista na Finlândia

Gerlândia Barros faz mentoria, é youtuber e proprietária de um café administrado a distância

Para estudar na Unifeob, nem mesmo fronteiras são um obstáculo. Natural do interior de Fortaleza – CE, Gerlândia Barros, que reside em Oulu, na Finlândia, há 10 anos, graduou-se em Administração em 2019. Ela estudou presencialmente por três anos, enquanto residiu em São João da Boa Vista – SP, porém precisou retornar ao país nórdico e contou com a Educação a Distância (EaD) para concluir o curso. Para decidir onde estudar, pediu indicações, analisou as alternativas e concluiu que a Unifeob era a melhor opção. “Eu fui para a Unifeob porque fiz uma pesquisa, muita gente falava da instituição, e adorei demais o curso. Tem vários aspectos da Unifeob muito parecidos com o sistema aqui da Finlândia”, afirma.

Torne-se um profissional de sucesso e aprenda a empreender: conheça os cursos da Unifeob!

A graduação, além de necessária para seus empreendimentos, gerou outros resultados imediatos – um dos quais lhe rendeu, inclusive, uma entrevista na respeitada revista finlandesa Acatiimi, publicada em maio, na qual falou sobre a mentoria que fez com a coach e professora da Universidade de Oulu, Niina Karvinen, conhecida pelo trabalho de incentivo a mulheres empreendedoras, e do projeto desenvolvido no Centro Multicultural Villa Victor, também em Oulu. “Eu me senti muito privilegiada. Havia 15 pessoas no grupo e eu fui a escolhida para a entrevista. Acho que foi pela história”, acrescenta. “Eles sabem que eu tenho uma cafeteria que administro de longe, ficaram encantados com isso”.

“Tem vários aspectos da Unifeob muito parecidos com o sistema aqui da Finlândia”, diz a empreendedora Gerlândia Barros

O projeto em questão era o Suporte e Apoio para Estrangeiros do Ensino Superior da Finlândia. Para fazer parte, a concorrência era de 10 pessoas por vaga e o curso de Administração da Unifeob foi o principal diferencial para Gerlândia conseguir. “Eu já era formada em Gestão de Turismo aqui na Finlândia, mas com esse curso eu não poderia participar. Como ainda não tinha finalizado Administração, imprimi todas as minhas disciplinas com nota e falei do meu currículo”. Ela foi aceita com a promessa de que, após se formar na Unifeob, teria uma vaga reservada em janeiro deste ano. “Em fevereiro já me chamaram para ser tutora do projeto”, comemora. “Foi incrível, participei de muitas palestras e seminários. Você acaba conhecendo pessoas de vários outros países, é riquíssimo”.

Quer estudar a distância? Venha para o EaD Unifeob – nota máxima pela avaliação do MEC!

Embora o último ano do curso de Gerlândia na Unifeob tenha sido EaD, as provas eram presenciais. Para viabilizar a realização dos exames para datas em que estivesse no Brasil, Gerlândia contou com todo o suporte das tutoras da Unifeob e da gerente da área de Conexão, Luciana Junqueira. “Ela é uma pessoa extremamente inteligente e representa muito bem o Brasil e a Unifeob. É empreendedora, aberta e, com esse perfil, conseguiu a participação nos projetos que queria”, relata. Prova disso é que, atualmente, quem dá mentoria é a própria Gerlândia. “Como eu amei e aprendi demais, hoje também presto esse serviço para as pessoas em um projeto da universidade 100% gratuito”.

Café na Bodega

Uma das principais razões pelas quais Gerlândia desejava se graduar em Administração pela Unifeob era abrir a própria empresa. “Sabia que ia agregar muito valor e ajudar muito, e foi exatamente o que aconteceu”, relembra. O Café na Bodega (R. Campos Sales, 546 – Centro) foi aberto durante o tempo que residiu em São João da Boa Vista, enquanto fazia o curso na modalidade presencial. Desde que precisou voltar para a Finlândia, gerencia o empreendimento a distância. Segundo a página do comércio no Facebook, o objetivo é “valorizar a cultura e gastronomia do Nordeste com um toque especial europeu”. Entre os quitutes, é fácil encontrar tapioca, cuscuz, bolo de macaxeira e baião de dois, por exemplo.

Conheça as delícias do Café na Bodega no Instagram

Mas como administrar a mais de 11 mil quilômetros de distância e seis horas de fuso horário? “É desafiador, nada como estar presente. Como diz o ditado: o que engorda o gado é o olho do dono”, brinca. As principais aliadas nesta tarefa são as mesmas que a ajudaram a concluir o curso – disciplina e tecnologia. “Hoje em dia se resolve quase tudo pelo celular, tem vários aplicativos que ajudam bastante. A equipe conta muito também, eu consigo falar com fornecedores, resolver problemas e trabalhar de longe. Claro, tem que ter disciplina; se não tiver, não consegue”. No fim, a diferença de tempo acaba até por ajudar. “Quando eu termino de resolver todas as minhas coisas por aqui, eu começo as do Café”, conta.

Influencer digital

Com muito conhecimento para compartilhar, além de um país e cultura completamente diferentes, Gerlândia começou um blog e um canal no Youtube chamados Business GastroTour. “Foco na área de negócios não só gastronômicos, mas tudo que envolve business, como marketing e empreendedorismo”, conta. Entre os conteúdos mais acessados estão vídeos sobre a Finlândia, receitas e dicas para empreender. “Aos poucos está crescendo, já tive alguns feedbacks, as pessoas estão gostando muito. Quando se fala da própria vivência, se tem mais credibilidade. Além de estudar, tenho experiências de vida para passar para as pessoas”.

Conheça o canal Business GastroTour clicando aqui

E o que atrai a empreendedora, mentora e influencer digital na gelada Finlândia? A resposta é simples: tranquilidade. “Querendo ou não, foram quase dez anos aqui. Eu me acostumei com a vida tranquila, moro numa cidade pequena, mais ou menos 250 mil habitantes. Apesar de ser maior que São João, é mais calma. As pessoas andam muito de bicicleta, que eu gosto também, me habituei a isso”, finaliza.