Estudantes têm condições especiais para participar do FIIS, em Poços de Caldas (MG)

Estudantes têm condições especiais para participar do FIIS, em Poços de Caldas (MG)

Evento acontece entre os dias 2 e 7 de novembro em Poços de Caldas

 Poços de Caldas, 18 de outubro de 2018 – Entre os dias 2 e 7 de novembro a cidade mineira de Poços de Caldas se transformará na capital da inovação social no Brasil com a realização do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). A iniciativa é da Folha de S.Paulo – com a mobilização da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais –, da consultoria Lunedi e da Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Para estimular a participação de estudantes, a organização do evento disponibilizou condições especiais para a inscrição de alunos do ensino médio e da graduação das redes pública e privada de ensino. Por R$ 150,00 – valor inferior à meia-entrada e parcelado em 10 vezes sem juros, no cartão de crédito, via PagSeguro –, o jovem participante terá acesso à extensa programação do FIIS, que inclui música, artes, interações, intervenções culturais, vivências sistêmicas, festas e conteúdos transformadores. O pacote que inclui hospedagem e entrada para o evento tem o custo de R$ 825,00. Os valores terão 10% de desconto via #ESTUDONOFIIS. Para inscrição, basta acessar https://vivejar.com.br/pt/fiis/

Ao todo, mais de 80 painéis, workshops e atividades diversas serão realizadas em consonância com os temas transversais do festival, entre eles Inovação, Impacto, Captação e Modelo de Negócio. Segundo os organizadores são esperadas mais de 2 mil pessoas em torno de uma agenda que tem a proposta de gerar resultados inspiradores e impactar positivamente a sociedade.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Denise Fraga, Jorge Forbes, Ricardo Guimarães e Francisco Bosco. Os quatro compõem as masterclasses, série de palestras especiais que será realizada ao final de cada um dos dias. A atriz e comediante Denise Fraga, conhecida nacionalmente por seus inúmeros papéis no teatro, tevê e cinema, vai abordar a importância de assumirmos o protagonismo das nossas vidas.

Filho do músico João Bosco, o poeta e filósofo Francisco Bosco, que pode ser visto no programa semanal Papo de Segunda, do canal GNT, levará para o FIIS uma discussão sobre o seu livro “A Vítima Tem Sempre Razão?” – obra considerada que analisa alguns casos em que, segundo o escritor, pessoas foram repudiadas injustamente por ofender minorias.

No Teatro Turma do Bem o destaque serão palestras como a de Fábio Bibancos, cirurgião-dentista fundador da Turma do Bem e eleito Empreendedor Social pela Schwab Foundation. Já a Sala Rede Folha, assuntos ligados ao empreendedorismo de impacto social, tendo por linha-mestra temas pertinentes à indústria, inovação e infraestrutura; igualdade de gênero; fome zero e agricultura sustentável; entre outros, incluindo a utilização da tecnologia a favor da transformação social e a gastronomia como ferramenta de inclusão social e geração de renda.

A programação do Festival de Inovação e Impacto Social terá ainda apresentação de iniciativas que foram implantadas Brasil afora e que, de alguma forma, colaboram com a construção de cidades melhores. Sob a curadoria da Agenda Pública, OSCIP que incentiva a participação social na gestão pública, foram selecionados diversos casos de sucesso que permeiam o desenvolvimento econômico, a geração de emprego, a educação, a saúde e a segurança pública.

O FIIS tem diversos outros parceiros, entre eles Gastromotiva, Plan International, Abrale, Cies Global e Recode. A programação completa e o sistema de inscrição estão disponíveis em https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/fiis/.

  

FESTIVAL DE INOVAÇÃO E IMPACTO SOCIAL (FIIS) | O FIIS nasce da união da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e do Prêmio Empreendedor Social, iniciativas da Folha de S.Paulo, com a Turma do Bem – maior rede de voluntariado especializado do mundo. Em Poços de Caldas, Minas Gerais, o festival reunirá – de 2 a 7 de novembro – empreendedores e realizadores sociais; gestores de ONGs; captadores de recursos; investidores; estudantes e acadêmicos; comunicadores; inspiradores; creators e social makers; agentes públicos; gestores da iniciativa privada; artistas engajados; e dentistas do bem. www.folha.com/fiis

REDE FOLHA DE EMPREENDEDORES SOCIOAMBIENTAIS | Com interface internacional da Rede Schwab para o Empreendedorismo Social – iniciativa irmã do Fórum Econômico Mundial – a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais conta com 100 líderes de 92 iniciativas; empreendedores finalistas e vencedores do Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Empreendedor Social de Futuro, que tem uma trajetória de 15 anos no Brasil em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

TURMA DO BEM | Fundada por Fábio Bibancos, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países. Com o projeto Dentista do Bem, a organização oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos. No projetoApolônias do Bem, atendem mulheres vítimas de violência doméstica. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

Em 16 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres. A proposta da organização é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP conquistou, em 2016, o Prêmio Empreendedor Social – conduzido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab. Com o reconhecimento, Fábio Bibancos, fundador e presidente-voluntário, tornou-se fellow da Ashoka. A TdB conta com reconhecimento da Organização das Nações Unidas e foi escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social. Em 2017, foi eleita umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pela Revista Época e Instituto Doar. www.turmadobem.org.br