Acontece na Unifeob

Estudantes têm condições especiais para participar do FIIS, em Poços de Caldas (MG)

Evento acontece entre os dias 2 e 7 de novembro em Poços de Caldas

 Poços de Caldas, 18 de outubro de 2018 – Entre os dias 2 e 7 de novembro a cidade mineira de Poços de Caldas se transformará na capital da inovação social no Brasil com a realização do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). A iniciativa é da Folha de S.Paulo – com a mobilização da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais –, da consultoria Lunedi e da Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Para estimular a participação de estudantes, a organização do evento disponibilizou condições especiais para a inscrição de alunos do ensino médio e da graduação das redes pública e privada de ensino. Por R$ 150,00 – valor inferior à meia-entrada e parcelado em 10 vezes sem juros, no cartão de crédito, via PagSeguro –, o jovem participante terá acesso à extensa programação do FIIS, que inclui música, artes, interações, intervenções culturais, vivências sistêmicas, festas e conteúdos transformadores. O pacote que inclui hospedagem e entrada para o evento tem o custo de R$ 825,00. Os valores terão 10% de desconto via #ESTUDONOFIIS. Para inscrição, basta acessar https://vivejar.com.br/pt/fiis/

Ao todo, mais de 80 painéis, workshops e atividades diversas serão realizadas em consonância com os temas transversais do festival, entre eles Inovação, Impacto, Captação e Modelo de Negócio. Segundo os organizadores são esperadas mais de 2 mil pessoas em torno de uma agenda que tem a proposta de gerar resultados inspiradores e impactar positivamente a sociedade.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Denise Fraga, Jorge Forbes, Ricardo Guimarães e Francisco Bosco. Os quatro compõem as masterclasses, série de palestras especiais que será realizada ao final de cada um dos dias. A atriz e comediante Denise Fraga, conhecida nacionalmente por seus inúmeros papéis no teatro, tevê e cinema, vai abordar a importância de assumirmos o protagonismo das nossas vidas.

Filho do músico João Bosco, o poeta e filósofo Francisco Bosco, que pode ser visto no programa semanal Papo de Segunda, do canal GNT, levará para o FIIS uma discussão sobre o seu livro “A Vítima Tem Sempre Razão?” – obra considerada que analisa alguns casos em que, segundo o escritor, pessoas foram repudiadas injustamente por ofender minorias.

No Teatro Turma do Bem o destaque serão palestras como a de Fábio Bibancos, cirurgião-dentista fundador da Turma do Bem e eleito Empreendedor Social pela Schwab Foundation. Já a Sala Rede Folha, assuntos ligados ao empreendedorismo de impacto social, tendo por linha-mestra temas pertinentes à indústria, inovação e infraestrutura; igualdade de gênero; fome zero e agricultura sustentável; entre outros, incluindo a utilização da tecnologia a favor da transformação social e a gastronomia como ferramenta de inclusão social e geração de renda.

A programação do Festival de Inovação e Impacto Social terá ainda apresentação de iniciativas que foram implantadas Brasil afora e que, de alguma forma, colaboram com a construção de cidades melhores. Sob a curadoria da Agenda Pública, OSCIP que incentiva a participação social na gestão pública, foram selecionados diversos casos de sucesso que permeiam o desenvolvimento econômico, a geração de emprego, a educação, a saúde e a segurança pública.

O FIIS tem diversos outros parceiros, entre eles Gastromotiva, Plan International, Abrale, Cies Global e Recode. A programação completa e o sistema de inscrição estão disponíveis em https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/fiis/.

  

FESTIVAL DE INOVAÇÃO E IMPACTO SOCIAL (FIIS) | O FIIS nasce da união da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e do Prêmio Empreendedor Social, iniciativas da Folha de S.Paulo, com a Turma do Bem – maior rede de voluntariado especializado do mundo. Em Poços de Caldas, Minas Gerais, o festival reunirá – de 2 a 7 de novembro – empreendedores e realizadores sociais; gestores de ONGs; captadores de recursos; investidores; estudantes e acadêmicos; comunicadores; inspiradores; creators e social makers; agentes públicos; gestores da iniciativa privada; artistas engajados; e dentistas do bem. www.folha.com/fiis

REDE FOLHA DE EMPREENDEDORES SOCIOAMBIENTAIS | Com interface internacional da Rede Schwab para o Empreendedorismo Social – iniciativa irmã do Fórum Econômico Mundial – a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais conta com 100 líderes de 92 iniciativas; empreendedores finalistas e vencedores do Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Empreendedor Social de Futuro, que tem uma trajetória de 15 anos no Brasil em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

TURMA DO BEM | Fundada por Fábio Bibancos, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países. Com o projeto Dentista do Bem, a organização oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos. No projetoApolônias do Bem, atendem mulheres vítimas de violência doméstica. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

Em 16 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres. A proposta da organização é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP conquistou, em 2016, o Prêmio Empreendedor Social – conduzido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab. Com o reconhecimento, Fábio Bibancos, fundador e presidente-voluntário, tornou-se fellow da Ashoka. A TdB conta com reconhecimento da Organização das Nações Unidas e foi escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social. Em 2017, foi eleita umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pela Revista Época e Instituto Doar. www.turmadobem.org.br

 

 

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados