Estudantes e professores do curso de Química da UNIFEOB são premiados no CRQ-IV

Os estudantes do curso de Química da UNIFEOB, Angélica Ribeiro, Josivaldo de Souza Junior e Nádia Garcia, com orientação dos docentes Marco Roqueto e Daniele Tonon, receberam o Prêmio CRQ-IV 2019, em São Paulo, no dia 5 de julho.

Essa premiação buscar estimular a pesquisa entre estudantes de cursos técnicos e superiores da área química, do Estado de São Paulo. Neste ano, foi dividido em três modalidades: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior e Engenharias da Área Química.

O projeto premiado foi: “Produção de biossurfactante de Bacillus subtilis ATCC 6051 utilizando óleo de fritura como substrato”, desenvolvido pelos estudantes em dois anos no Projeto de Conclusão, vencendo na categoria de Química de Nível Superior.

Segundo Marco, esse trabalho tem um apelo ambiental por reutilizar óleos de fritura que geralmente são descartados no ambiente e causam grande impacto na natureza. “O mais importante é estimular a pesquisa, além de elevar o nível do curso premiado. Afinal, nosso curso foi o grande ganhador desta premiação, mostrando a qualidade e envolvimento de nossos estudantes em uma pesquisa”, completa.

O candidato apresenta um trabalho produzido perante a orientação de um professor que precisa ter registro profissional no CRQ-IV. Orientador e estudante recebem certificados e importâncias em dinheiro definidas anualmente pela entidade.

Segundo o CRQ-IV, o trabalho apresentado apresenta soluções ambientalmente sustentáveis para demandas do cotidiano, como controle de alimentos e limpeza de superfícies.