Estudantes de Medicina Veterinária da UNIFEOB realizam ação solidária sobre doenças renais em cães e gatos

Por Mariely Souza, professora do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB

No dia 28 de março, foi realizada a Ação Solidária Março Amarelo, no Hospital Veterinário da UNIFEOB. Residentes e estudantes do 9º módulo do curso de Medicina Veterinária abordaram cuidados, prevenção e combate às doenças renais que acometem cães e gatos.

A ação teve como objetivo selecionar animais idosos já diagnosticados com doença renal e animais acima de 7 anos de idade. Foram realizados exame físico e exames complementares dos pacientes, a fim de confirmar o diagnóstico e orientar os tutores sobre os cuidados necessários do paciente renal. Durante a ação, foi realizada uma palestra ministrada pela residente em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Maria Paula Fosco.

As doenças renais estão entre as principais causas de morte de cães e gatos acima dos 7 anos de idade e, em graus diversos, chegam a acometer até 60% da população de pets idosos. Nas doenças renais, os rins não conseguem exercer as funções que fisiologicamente são esperadas deles. Os sinais clínicos mais observados, que exigem atenção são: aumento da ingestão de água, alteração no volume diário de urina, alteração na cor e na consistência das fezes, vômito, diminuição do apetite e posterior emagrecimento, hálito forte, cansaço e fraqueza. Sem tratamento, as doenças renais podem causar comprometimento cardiovascular, digestivo, hematopoiético, esquelético e neurológico.

Apesar de não haver cura para o estágio crônico, é possível desacelerar a progressão da doença e aliviar os sintomas com a terapia adequada. O diagnóstico precoce, por meio de exames laboratoriais e exames de imagem, pode garantir ao seu pet muitos anos com qualidade de vida. Procure orientação com um Médico Veterinário.