Estudante de Engenharia Agronômica recebe bolsa para pesquisa do Instituto Biológico

O estudante Flávio Buzzato, do curso de Engenharia Agronômica, recebeu uma bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto a ser desenvolvido é um experimento com sementes de batata, que será realizado em parceria com o Instituto Biológico e o pesquisador Fernando Salas.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Paulo Lazzarini, o tema do projeto é a produção de sementes de batata em um novo sistema de cultivo, com estufas feitas de TNT (Tecido Não Tecido), também conhecido como agrotêxtil. “Eu consigo economizar no uso de insumos agrícolas, tais como água, defensivo, fertilizantes, sem perder a qualidade da semente, além de ser mais barato para o produtor”.

O projeto terá início em setembro deste ano, com a instalação de tendas na Fazenda-Escola, com recursos recebidos do Instituto Biológico e da empresa FênixNet. Além de Flávio, outros estudantes participarão do trabalho.

“Para mim, participar de um projeto como este vai além do aprendizado. Com esta oportunidade, vou ampliar meu network e ter um diferencial muito grande em meu currículo, o que é importante para um estudante ainda em formação”, afirma Flávio.

O Instituto Biológico é uma instituição renovada de pesquisa, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele é um centro voltado à produção, difusão e transferência de tecnologias e conhecimento científico nas áreas de agronegócio, biossegurança e áreas correlatas. O instituto foi criado em 1927 e está localizado em São Paulo. Ainda de acordo com Paulo, esta parceria é uma iniciativa que traz ainda mais relevância para o projeto e novas perspectivas à UNIFEOB.