Estudante da UNIFEOB realiza evento de conscientização ao autismo em Vargem Grande do Sul

Abril é o mês da conscientização do autismo. Pensando nisso, a estudante do 5º semestre do curso de Pedagogia da UNIFEOB, Amanda Desidério, decidiu realizar uma mobilização para conscientizar a população de sua cidade sobre o assunto. O evento acontece no dia 13 de abril, das 9h às 13h, na Praça da Matriz, em Vargem grande do Sul.

“Um dia, eu vi no meu Instagram uma postagem sobre abril ser o mês da conscientização do autismo, após isso, tive várias ideias e pensei nessa”, afirmou a estudante, sobre como veio o primeiro passo do projeto. “O que me levou a fazer esse evento também é o fato de eu trabalhar como estagiária em uma escola de Vargem, no auxílio de crianças com dificuldade de aprendizado e com pequeno grau de autismo”, completa.

Participarão do evento voluntários, mães de pessoas com autismo e professoras de educação especial. Serão entregues panfletos e, em seguida, os participantes conversarão e orientarão as pessoas com informações do transtorno. “Vamos explicar e tirar dúvidas, também teremos uma profissional da área nos acompanhando. Acredito que o autismo sofre um preconceito da sociedade, preconceito esse que vem justamente pela falta de informação. Essa é minha intenção, levar conhecimento e sensibilizar o próximo”, conta Amanda.

Projeto Equoterapia

Desde 2002, a UNIFEOB realiza o Projeto de Equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, buscando um desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com alguma deficiência ou necessidade especial.

A iniciativa beneficia todos os envolvidos, estudantes vivenciam na prática o que aprendem e a sociedade recebe um trabalho de credibilidade.

A estudante do terceiro semestre do curso de Pedagogia e também idealizadora do evento, Erilene Santana, comenta sobre esse projeto da instituição: “essa relação entre crianças com o cavalo pode auxiliar no desenvolvimento físico e mental. A UNIFEOB tem todo conjunto de profissionais especializados para o auxílio dessas crianças, e os resultados têm sido cada vez melhores”.