Cursos da Escola do Bem-Estar Unifeob realizam Semanas Acadêmicas

Educação Física, Ciências Biológicas, Biomedicina e Fisioterapia trouxeram convidados virtualmente para os eventos

Na última semana, dos dias 13 a 15, os cursos de Educação Física, Ciências Biológicas, Biomedicina e Fisioterapia da Escola do Bem-Estar da Unifeob realizaram suas Semanas Acadêmicas. Trata-se de um período de aquisição de conhecimento fora da grade curricular, no qual experts, acadêmicos e profissionais renomados de cada área proferem palestras e realizam apresentações sobre temas relevantes para enriquecer a aprendizagem dos universitários.

Devido à impossibilidade de encontros presenciais por conta da pandemia de Covid-19, todas aconteceram em ambientes virtuais, com interação de estudantes e docentes por chat via YouTube e Google Meet; o ponto positivo é contar com convidados cuja presença física seria impossível devido à distância e agendas.

Clique aqui para acessar o canal oficial da Unifeob com todas as edições das Semanas Acadêmicas transmitidas

2ª Semana de Educação Física

O coordenador Francisco Neto realizou duas mesas-redondas com profissionais renomados e atuantes de diversas áreas. Na primeira, foram educadores físicos relacionados a academias: professores Rogério Alves, Vanessa Carvalho e Vanessa Virga. Na segunda, ligados a clubes e ao Departamento de Esportes de São João da Boa Vista: professores Jefferson Lima, Marcelo Siqueira e o coordenador municipal de Esportes, Rodolfo Herrera.

17ª Semana de Ciências Biológicas e 2ª de Biomedicina

Na área de Biológicas, a coordenadora Cíntia Rossi convidou a bióloga das Indústrias Nucleares do Brasil, Me. Amália Rosa, para falar sobre a atuação de biólogos em empresas; no dia seguinte, foi a vez do docente de Biomedicina e gestor da Rede Bioclínica de Bancos de Sangue, Daniel Teles Galdino, bater um papo com os estudantes sobre a importância do conhecimento de incompatibilidades sanguíneas na prática.

18ª Semana de Fisioterapia

Para os futuros fisioterapeutas, a Semana Acadêmica foi ainda mais especial, pois coincidiu com o Dia do Fisioterapueta (13 de outubro). A coordenadora Dayane Alcântara trouxe o fisioterapeuta da Marinha do Brasil, Me. Thiago da Veiga, para explicar sobre a atuação do fisioterapeuta nas forças armadas; o fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Natação, Thiago Consenza, que falou da preparação para as Olimpíadas pós-Covid-19; o fisioterapeuta Otávio Plazzi, para conversar sobre reabilitação cardiovascular e respiratória, sua área de especialidade; o fisioterapeuta do Oeste Futebol Clube, Yuri Franco, que discorreu sobre a efetividade da terapia por exercícios na tendinopatia patelar; e o coordenador de Fisiologia Humana e do Exercício da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dr. Cláudio Lira, que encerrou com a palestra “Fisiologia do exercício: uma aliada dos profissionais de saúde”.

A coordenadora Dayane destaca a importância do evento ter sido totalmente organizado pelos próprios estudantes, que buscaram profissionais e temas cujo teor fosse relevante ao conteúdo estudado.