Equipe vencedora do Hackathon Unifeob recebe Chromebooks

Os cinco estudantes de Psicologia apresentaram a ideia de um aplicativo para organizar a rotina

Composta por cinco estudantes de Psicologia, a equipe vencedora do Hackathon Unifeob 2020 compareceu à Biblioteca da instituição na sexta-feira (9) para receber a premiação pela melhor e mais inovadora ideia desta edição da maratona de empreendedorismo. Cada integrante recebeu um Chromebook Google das mãos do organizador Rodrigo Marudi, coordenador de Projetos de Tecnologia.

A equipe Ousadas Squad conta um pouco sobre o desenvolvimento e apresentação da ideia vencedora. “Foi um esforço imenso virar a madrugada planejando o projeto, mas na hora que vimos que tínhamos conseguido, ficamos sem reação”, relembra Maria Júlia Lima. “Essa oportunidade que a Unifeob deu ajudou muito a gente a abrir nosso horizonte e olhar além. Eu sou muito grata”, relata Ana Clara da Silva.

“O nosso objetivo era criar esse banco de ideias para poder abrir todos os projetos para a sociedade e, dessa maneira, contribuir e diminuir o impacto que a pandemia causou”, diz o organizador do evento Rodrigo Marudi

Para Mariana Mauricio, é uma porta que se abre. “Agora vamos patentear e analisar as propostas dos nossos investidores e padrinhos”, afirma. “Traz bastante experiência, é uma oportunidade de colocarmos à prova todo o conhecimento que temos e vermos isso da perspectiva da vida real”, diz João Ricardo de Almeida. “O grupo fez um trabalho muito legal junto, nos reunimos em casa e trabalhamos todo o sábado, a madrugada inteira”, relata Isabella Barbosa.

Marudi explica o que fez com se destacassem. “Eles focaram nas principais dores da atualidade: falta de tempo e necessidade de se organizar melhor. Trouxeram a possibilidade de integrar várias soluções já existentes em uma, focando no bem-estar de maneira personalizada. Você pode gerenciar o que já usa no dia a dia de forma mais inteligente”.

Clique aqui para assistir à final do Hackathon Unifeob 2020 e ver o anúncio dos vencedores

Banco de ideias

O intuito principal do evento era criar um banco de ideias inéditas para auxiliar setores variados da sociedade a lidar com os desafios pós-pandemia. Foram aplicativos para mentoria, incentivo à prestação de serviço informal, plataformas de networking, soluções para caronas, facilitação do uso de tecnologia para idosos, trabalho voluntário, marketplace, aumento de visibilidade de pequenas empresas, gamificação para criação de novos canais, atendimento psicológico em ambientes virtuais e até mesmo um app para distribuição de alimentos.

Conheça o Banco de Ideias do Hackathon Unifeob 2020 e as mentes por trás de cada solução

Para Marudi, a união de pessoas em equipes multidisciplinares favorece a criação de soluções para problemas atuais. “Essa é a grande ideologia do evento. O nosso objetivo era criar esse banco de ideias para poder abrir todos os projetos para a sociedade e, dessa maneira, contribuir e diminuir o impacto que a pandemia causou”.

Jimma

Segundo dados apresentados pela Ousadas Squad, o home office se tornou modelo padrão de trabalho para ao menos 43% das empresas, com tendência de crescer até 30% após o fim da pandemia. Para manter a produtividade em meio a tantas distrações e notificações do dia a dia, o grupo elaborou o Jimma: o aplicativo seria capaz de sincronizar a agenda do usuário sem enviar notificações desfavoráveis à sua rotina. Outra funcionalidade seria o registro de humor diário ilustrado em gráficos para aprimorar o autoconhecimento.