Pesquisadores da UNIFEOB comprovam resultados positivos na redução de fertilizantes na produção de batata

Resultados serão divulgados neste sábado (9), no Dia de Campo UNIFEOB e ABVGS

No próximo dia 9 de junho, o Núcleo de Pesquisas e o curso de Engenharia Agronômica promovem o Dia de Campo UNIFEOB e ABVGS (Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul). Esta é a segunda edição do evento, que apresentará os resultados das pesquisas feitas pelos estudantes do Centro Universitário, consideradas uma das maiores já realizadas no país.  O tema desta edição é Fertilidade, Irrigação e Manejo Fitossanitário na cultura da Batata.

Os pesquisadores descobriram que é possível a redução do uso de fertilizantes na produção de batata. Os resultados alcançados pelos professores e universitários rebatem a “tradicional receita” usada pelos produtores, em que desconsideram os teores dos elementos disponíveis no solo.

Com estas pesquisas, é possível obter uma melhor qualidade de batata, sem prejudicar o solo e com uma economia de 15% de economia na produção final. Cerca de meio milhão de reais estão sendo investidos nas pesquisas, desenvolvidas em uma área de 2,5 hectares e em parceria com a Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul e região, entidade que representa cerca de 160 produtores e é responsável por 60% da batata de inverno produzida no Brasil, ou seja, são quase 20 mil hectares da cultura, destinada para consumo, indústria e semente.

Entre as áreas estudadas no experimento estão a adubação, o manejo de variedades de batatas, irrigação, controle de pragas e doenças. E tudo isso com o objetivo principal de otimizar o negócio, usar menos insumo, melhorar a qualidade e ter mais lucratividade com a produção.

O Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, afirma que este trabalho vai ao encontro do papel da instituição, que é comunitária e uma fundação. “Nós temos a grande missão de fazer diferença na vida das pessoas. E não apenas na dos nossos estudantes, mas também da comunidade. E não somente local e regional, mas podemos compreender também nosso país”.

Esta é a segunda edição do evento, que em 2017 foi chamado de Nutribatata. Este ano, o Dia de Campo será realizado no sábado, 9 de junho, a partir das 8h, na Agrobruno, em Vargem Grande do Sul.