Pesquisadores da UNIFEOB comprovam resultados positivos na redução de fertilizantes na produção de batata

Pesquisadores da UNIFEOB comprovam resultados positivos na redução de fertilizantes na produção de batata

Resultados serão divulgados neste sábado (9), no Dia de Campo UNIFEOB e ABVGS

 

No próximo dia 9 de junho, o Núcleo de Pesquisas e o curso de Engenharia Agronômica promovem o Dia de Campo UNIFEOB e ABVGS (Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul). Esta é a segunda edição do evento, que apresentará os resultados das pesquisas feitas pelos estudantes do Centro Universitário, consideradas uma das maiores já realizadas no país.  O tema desta edição é Fertilidade, Irrigação e Manejo Fitossanitário na cultura da Batata.

Os pesquisadores descobriram que é possível a redução do uso de fertilizantes na produção de batata. Os resultados alcançados pelos professores e universitários rebatem a “tradicional receita” usada pelos produtores, em que desconsideram os teores dos elementos disponíveis no solo.

Com estas pesquisas, é possível obter uma melhor qualidade de batata, sem prejudicar o solo e com uma economia de 15% de economia na produção final. Cerca de meio milhão de reais estão sendo investidos nas pesquisas, desenvolvidas em uma área de 2,5 hectares e em parceria com a Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul e região, entidade que representa cerca de 160 produtores e é responsável por 60% da batata de inverno produzida no Brasil, ou seja, são quase 20 mil hectares da cultura, destinada para consumo, indústria e semente.

Entre as áreas estudadas no experimento estão a adubação, o manejo de variedades de batatas, irrigação, controle de pragas e doenças. E tudo isso com o objetivo principal de otimizar o negócio, usar menos insumo, melhorar a qualidade e ter mais lucratividade com a produção.

O Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, afirma que este trabalho vai ao encontro do papel da instituição, que é comunitária e uma fundação. “Nós temos a grande missão de fazer diferença na vida das pessoas. E não apenas na dos nossos estudantes, mas também da comunidade. E não somente local e regional, mas podemos compreender também nosso país”.

Esta é a segunda edição do evento, que em 2017 foi chamado de Nutribatata. Este ano, o Dia de Campo será realizado no sábado, 9 de junho, a partir das 8h, na Agrobruno, em Vargem Grande do Sul.