Dengue Mata! Enfermagem UNIFEOB faz ação de conscientização

As turmas de Enfermagem da UNIFEOB se mobilizaram para divulgar os perigos da dengue. Os dados mais recentes são preocupantes: em São João da Boa Vista, são 221 casos confirmados de 533 notificações, segundo dados da Vigilância Epidemiológica relativos ao dia 17. “O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade nos procurou fazermos uma ação de sensibilização com os estudantes”, explica a coordenadora do curso Eliane Mendes. “Pedimos para que todos fizessem a vistoria de suas casas e ficassem atentos a possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”.

Durante a noite de quinta, 20 de fevereiro, cerca de 40 estudantes e professores de Enfermagem foram de classe em classe para apresentar estatísticas, métodos de prevenção, sintomas e gráficos relativos à dengue. Depois, tiraram todas as dúvidas de quem assistia. “Foi muito bom. Nós nos sentimos transformadores da comunidade”, conta o estudante do 3º módulo de Enfermagem, Mateus dos Santos. “Como agentes da saúde, sabemos como isso é importante para a população. É como se estivéssemos plantando uma sementinha para que o pessoal saia distribuindo esse conhecimento pela cidade inteira”.

“Nós nos sentimos transformadores da comunidade”, diz o estudante Mateus dos Santos

A ação vem de encontro aos princípios ensinados em Enfermagem desde o início do curso. “Nós sempre enfatizamos aos nossos universitários que eles são agentes de transformação. A educação em saúde para nós é prioritária”, afirma Eliane. “Fizemos com que estudassem profundamente para conseguir responder às perguntas e levar as informações a todos”. Mais cedo, Eliane também foi aos departamentos da UNIFEOB instruir os colaboradores. “Se cada um olhar sua casa e passar essa informação adiante, com certeza os criadouros do mosquito vão diminuir, porque não tem como órgãos de controle conseguirem ver todas as residências”, conclui.