Colóquio sobre deficiência visual

A UNIFEOB realizou no último dia 30 de abril de 2016 o primeiro colóquio sobre a deficiência Visual. O evento faz parte do curso do método braile oferecido pelo Projeto Laura.

No evento, os alunos apresentaram seminários sobre os seguintes temas: a contextualização da deficiência, doenças que causam a deficiência visual, também foram abordadas as tecnologias para cegos, a legislação vigente para a inclusão nas escolas regulares, a inclusão em si, as barreiras arquitetônicas e a formação do professor para lidar com a inclusão e promover a mesma.

A professora Renata, docente do curso de braile e a professora convidada Mariângela Jacomini, docente dos cursos de pedagogia e letras e supervisora de ensino no segmento da educação especial nas escolas estaduais, analisaram os trabalhos apresentados.

As professoras ainda atuaram como mediadoras, isto é, as duas dialogavam com os alunos e faziam provocações, construindo assim um conhecimento mais crítico.

A atividade instigou a pesquisa, a comunicação, o conhecimento sobre o tema e também o relacionamento interpessoal.