Castração gratuita de animais é realizada por estudantes de Medicina Veterinária da Unifeob

Em parceria com a Prefeitura, o programa beneficia em média 70 animais por mês

Acontece nas últimas semanas o Projeto Integrado (PI) do 4º módulo de Medicina Veterinária da Unifeob, orientado pela docente Mariely Souza. Nesta etapa, os estudantes têm uma das aulas mais importantes de todo o curso: utilizam a estrutura do Hospital Veterinário para realizar cirurgias de castração, sob supervisão de professores e residentes do Programa de Aprimoramento Veterinário.

Os pacientes são fêmeas caninas que receberam a implantação do microchip subcutâneo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São João da Boa Vista. “Os animais são avaliados e chipados pelos médicos veterinários do CCZ”, explica Mariely, que destaca a relevância do PI para a sociedade: mais de 520 animais foram beneficiados em 2019 exclusivamente pela campanha, sem contar as castrações particulares. “A ação é de suma importância, já que visa diminuir a quantidade de cadelas não castradas”.

Tecnologia, prática e teoria

97 estudantes dos períodos matutino e noturno foram divididos em 10 grupos e, ao longo de três semanas, têm realizado e acompanhado todos os procedimentos cirúrgicos. “Isso concilia os estudos teóricos relacionados ao sistema reprodutor com a prática, o que os aproxima muito da realidade profissional”, afirma a médica veterinária. “É superdinâmico; com o suporte dos bedéis e do pessoal de TI, tivemos computadores, monitores e câmeras à nossa disposição para enriquecer as aulas”.

Segundo a professora, o hiato nas aulas presenciais aumentou ainda mais o entusiasmo das turmas para este retorno à sala de aula. “Dá para perceber no olhar de cada um a emoção de colocar novamente a mão na massa, ainda mais depois do período de aulas remotas por conta da pandemia”, relata. “É muito bonito ver como estão se esforçando. Eles saem de lá muito felizes e isso nos deixa mais realizados como professores”.

Colaboram com o projeto os docentes Juliana Bonfante, Maria Lúcia Marcucci Torres e Lívia Maria Rocha, além dos aprimorandos dos Hospital Veterinário nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e Anestesiologia. Os estudantes que não puderam ou não se sentiram à vontade para participar presencialmente acompanharam todos os detalhes das aulas ao vivo pela internet e receberam atividades on-line.

Serviço

Para participar do Programa de Castração, entre em contato com o CCZ da Prefeitura de São João da Boa Vista pelo telefone: (19) 3631-6768 ou pelo e-mail: ccz_saude@saojoao.sp.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O endereço é R. Antonio José Milan, 400 – Vila Rica.

O Hospital Veterinário fica no Campus Mantiqueira (Av. Dr. Octávio da Silva Bastos, 2439 – Jd. Nova São João) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto pelo Setor de Grandes Animais, aberto 24 horas). Casos de urgência e emergência serão atendidos conforme a disponibilidade da equipe. Agendamentos devem ser realizados pelos telefones: (19) 3634-3205 ou (19) 3634-3206 (pequenos animais) e (19) 999 874 606 (grandes animais).